Um incêndio destruiu totalmente uma residência do bairro Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre, na manhã deste domingo (20). Não houve vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram necessários dois pelotões da corporação para conter o avanço das chamas para moradias próximas ao local. O órgão foi acionado por volta das 10h30min para prestar atendimento.
O proprietário da casa, Jair Coutinho Dias, 53, disse à reportagem que estava com um sobrinho no mercado quando o incêndio teve início. A casa era de madeira e o fogo se alastrou rapidamente. Ele perdeu tudo, exceto a identidade e o celular, que usa para atender os chamados do serviço de pintor.
— Eu pensei que nem era ali. Pegou fogo e não teve como fazer nada, já que a casa é de madeira. Tenho certeza de que foi problema na fiação, é ruim ali. Não é primeira vez — lamentou.
Foi a segunda vez em que uma residência de Dias foi afetada por incêndios. Em outubro do ano passado, quatro casas pegaram fogo no mesmo local.
A Defesa Civil municipal foi acionada para auxiliar o morador. A sobrinha, Luana Coutinho Dias, 33, relatou que o problema de incêndios é recorrente, uma vez que a maioria das casas não é regularizada.
— Enquanto não tiver saneamento para gente, vai ser isso aí. A fiação está em um estado muito ruim. Ele é meu tio e eu sou a pessoa mais próxima dele. Aqui em casa estamos em oito, pois tenho cinco filhos, esposo e agora ele — apontou.
De acordo a sobrinha, Jair ainda estava se recuperando do prejuízo causado pelo incêndio anterior e que, por conta da ausência de móveis como fogão, fazia as refeições na casa dela.
— Eu não tenho muito para oferecer, porque aqui também é difícil. Não sabemos por começar de novo — lamentou.
Agora, as causas do fogo serão investigadas. Os bombeiros não descartam a possibilidade de as chamas serem ocasionadas por um problema elétrico na casa. Jair pede, por meio do seu telefone (link aqui), doações de roupas, móveis e alimentos para reconstruir sua casa.