Uma das principais obras no projeto de duplicação da Avenida Tronco, na zona sul de Porto Alegre, começou a ser liberada nesta segunda-feira (14). A rotatória que liga cinco ruas e avenidas da Capital já pode ser utilizada de forma parcial por motoristas que trafegam entre as regiões sul e central da cidade. No entanto, ainda há pontos de bloqueio.
Com 70 metros de diâmetro, a rotatória faz a conexão entre as vias Coronel Gastão Haslocher Mazeron, Moab Caldas (Tronco), Clemente Pinto, Sepé Tiaraju e Mariano de Matos. Com a nova estrutura, a Avenida Gastão Mazeron está sendo liberada no sentido bairro-Centro entre a nova rotatória e a Rua Fonseca Ramos para o fluxo de veículos em direção às avenidas Erico Verissimo e Azenha.
Também houve liberação na Rua Sepé Tiaraju, no trecho entre a Manoel Lobato e a rótula, em ambos os sentidos. Já em outros pontos, ainda há obstrução. É o caso do acesso à Rua Mariano de Matos, que está parcialmente bloqueada no sentido bairro-Centro, e a Rua Bispo Laranjeira, onde está liberado apenas o acesso local para a Rua Prof. Clemente Pinto.
Apesar da liberação ter ocorrido às 9h, no final da manhã, máquinas ainda faziam a limpeza de algumas vias. A tendência é que a liberação seja gradual.
— Aqui é o ponto de confluência de toda a obra. Então, à medida que a gente libera o tráfego aqui, a gente também permite a integração com a parte alta (da Avenida Tronco) na Rua Orfanotrófio. Isso ajuda bastante o fluxo e diminui o número de modificações no trânsito — afirma o secretário de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre André Flores.
No centro da rótula, há uma depressão para facilitar o escoamento da água que passa pelas ruas. No momento, o terreno ainda é feito de terra, mas deve ser coberto por grama.
Cronograma
Com a entrega e fluidez parcial da rótula, as obras, inicialmente previstas para a Copa de 2014, chegam na reta final. A expectativa da prefeitura é liberar todas as ruas até o final deste ano. Os trabalhos foram paralisados por diversas ocasiões. No caso da rotatória, uma decisão judicial havia impedido a execução, tendo sido liberada no final de 2022.
Segundo Rosa, ainda há algumas estruturas que precisam ser elaboradas para que as construções planejadas para nove anos atrás sejam concluídas.
— A nossa expectativa é liberar toda a trafegabilidade e usabilidade até o final deste ano. Nós estamos com obras nos trechos 1 e 2, que vêm desde a perimetral até a rótula. Mas os trabalhos estão mais concentrados entre a Rua Prof. Clemente Pinto e a Rua Gomes Carneiro onde tem que ser feito um nivelamento, digamos assim, da pista que já existe com a pista que nós construímos agora — conclui.