Assim como a Capital, as praças de Porto Alegre também têm “prefeitos” para chamarem de seus. Neste sábado (1), mais sete conheceram seus novos gestores voluntários.
A iniciativa, que já existe há dois anos, é da prefeitura e busca apoio da população para auxiliar o poder público na manutenção desses espaços da cidade. Nesta leva, as praças Carlos Simão Arnt (Encol), Praça Rotary, Campos Salles, Joaquim Rache Vitello, Nações Unidas, Mafalda Veríssimo (Praça Buri) e Harald Edelstam foram as beneficiadas com novos líderes.
Aos 49 anos, o funcionário público Marcos Otton é um deles, e tornou-se, a partir de agora, responsável pela praça Nações Unidas, localizada no bairro Petrópolis. Como mora em frente à área, ele conta que já vinha fazendo um trabalho voluntário de revitalização da praça com seus vizinhos há 10 anos.
— Queremos agora reformar o playground para as crianças, colocar um piso emborrachado, fazer esculturas com partes de duas árvores que caíram depois da última chuva e encontrar um local na praça para os pets — cita algumas das ideias.
Durante a nomeação, foram entregues crachás e certificados e assinado o Pacto de Governança com a comunidade. Presente no local, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, explicou à GZH como surgiu o projeto:
— Os espaços públicos da cidade são a melhor coisa que temos. Nós adotamos, então, um critério para sensibilizar os moradores para isso. Porque a prefeitura às vezes não tem pernas para sozinha colocar banco novo, arrumar uma luminária, se o vandalismo toma conta dois minutos depois.
Na avaliação de Otton, o interessante dessa parceria está justamente na divisão de funções:
— A prefeitura faz o macro, como nos dar segurança, e nós pintamos bancos, fazemos a limpeza da área.
De acordo com Melo, a ideia é que os "prefeitos das praças" tenham contato mais direto com a prefeitura para caso de necessidade de manutenção ou revitalização do local.
Porto Alegre agora chega a marca de 280 prefeitos de praça com mais esta leva. De acordo com a prefeitura, a meta é chegar a 500 voluntários até o fim do ano.
Atualmente, a cidade conta com 11 parques urbanizados e 688 praças.
Como participar
- Interessados em se tornar prefeito de praça ou de parque podem escrever para o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br ou ligar para (51) 3289-3796
- Entre as atribuições da função, definidas em decreto assinado em junho de 2021 pelo prefeito Sebastião Melo, estão: ajudar a zelar pelas áreas de uso coletivo, acompanhar serviços de limpeza, roçada e jardinagem, comunicar problemas com iluminação e pichações e buscar interessados em adotar as áreas