A jornalista Juliana Bublitz colabora com o colunista Tulio Milman, titular deste espaço
Dezesseis homens e mulheres dedicam parte dos seus dias a cuidar de espaços públicos da cidade, ostentando com orgulho a credencial de prefeitos de praça. Eles são voluntários, não ganham nada por isso e atuam como fiscais da comunidade.
Entre suas atribuições, definidas em decreto assinado em junho pelo prefeito Sebastião Melo, estão: zelar pelas áreas de uso coletivo, acompanhar serviços de limpeza, roçada e jardinagem, comunicar problemas com iluminação e pichações e buscar interessados em adotar as áreas.
Diretor de Parcerias Comunitárias, Pedro Meneguzzi conta que a prefeitura abriu um canal de comunicação exclusivo, na central de atendimento ao cidadão (via número 156), para receber as demandas dos nomeados. O telefone não para.
- Está sendo muito bacana. Os prefeitos se engajaram de verdade. Estão sempre em cima, apontando o que precisa melhorar. É exatamente isso o que queremos - diz Meneguzzi.
Os chamados vão desde pedidos de podas até pequenos reparos. À frente da Praça da Alfândega, berço da Feira do Livro da Capital, o jornalista Ayres Cerutti, 70 anos, conseguiu um feito. Após meses fechado, o banheiro público da praça foi finalmente limpo e reaberto.
- Era a principal reivindicação. Felizmente, a prefeitura atendeu. Também consegui apoio para recolocar no lugar um monumento que havia caído. Agora, quero reativar o chafariz -projeta Cerutti.
Desde que assumiu a função, no final de agosto, o jornalista vai todos os dias à praça e está sempre atento. A ele e aos 15 colegas, o nosso agradecimento.
Em expansão
Além dos 16 prefeitos de praça em atividade em Porto Alegre, há 16 nomes já aprovados, aguardando a cerimônia de nomeação, e 35 em análise. A Capital tem cerca de 680 praças. Quem quiser se voluntariar, basta entrar em contato com a Diretoria de Parcerias Comunitárias, pelo telefone (51) 3289 4677 ou pelo e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.