A ideia de ter uma piscina pública funcionando durante o ano todo pode virar realidade no Centro Comunitário da Restinga (Cecores), na zona sul de Porto Alegre. E o espaço será coberto e com água aquecida. O anúncio partiu do ex-jogador de futebol e personagem da comunidade Paulo César Tinga por meio de uma postagem nas redes sociais. Ao Diário Gaúcho, a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Débora Garcia, confirmou a obra. A ação será possibilitada em razão de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), no valor de R$ 1 milhão.
— Era um sonho antigo, desde que visitei Curitiba em 2017 e vi que lá existem piscinas públicas aquecidas. Trabalhamos para conseguir o apoio federal e agora ele veio, através desta emenda — comemora a secretária.
O envolvimento de Tinga na obra é o mesmo que o ex-atleta vem desempenhando em várias ações sociais ao longo dos últimos anos: ser um elo entre a iniciativa privada e o setor público. Para que a verba possa ser usada e o sonho sair do papel, é necessário um projeto. E ao saber da história, Tinga logo se propôs a doar o projeto por meio de uma empresa que conhece. Depois de pronto, o documento precisa ser levado à Caixa Econômica Federal (CEF), onde será liberada a licitação para a obra.
— Nasci e cresci na Restinga e adotei o bairro no meu nome. Então, tento sempre que possível participar de ações que vão trazer algo de positivo para a comunidade — explica Tinga.
Cobertura
O projeto prevê que a piscina principal do Cecores — são duas, uma para adultos e outra menor, para crianças — seja a escolhida para a reforma. Será feito o fechamento do espaço, com a cobertura superior e nas laterais. Depois, serão instalados os equipamentos para que a água permaneça aquecida. Além dos espaços de banho, o Cecores tem outros equipamentos e também salas e espaços que recebem jovens. O objetivo é que a piscina térmica seja mais um item para atender a comunidade no contraturno escolar.
— Posso garantir que, além do apoio da minha mãe, outra coisa que sempre me afastou de decisões erradas foram os projetos do Cecores, desde as piscinas até outras atividades que frequentei lá — recorda Tinga.
Não há datas exatas para o andamentos das obras, pois tudo ainda depende da aprovação do projeto para a Caixa e a posterior aprovação, abertura da licitação e surgimento de interessados na execução da obra. Entretanto, a secretária Débora pontua que o desejo é fazer a entrega ainda dentro da gestão atual, que se estende até o final do ano que vem.
— Estamos ansiosos, é uma obra que pode demorar um pouquinho, mas vem — comemora a titular da SMELJ.
Celeridade
Responsável pela emenda parlamentar destinada ao trabalho, o deputado federal Carlos Gomes acredita que, entre os pontos importantes da ideia, está a possibilidade de abrir o espaço durante o ano todo e proporcionar atividades atrativas para a comunidade por este período maior. Ele esteve na prefeitura na última segunda-feira para fazer a entrega formal da emenda ao prefeito Sebastião Melo (MDB) e à secretária Débora.
— Também foi um momento importante para pedir celeridade e corpo técnico para tirar esse projeto tão importante do papel — diz o deputado.
Para Tinga, a questão agora é a espera. E ele garante que vai aproveitar o novo espaço assim que for entregue:
— Joguei e nadei muito lá, eu e minha esposa. Agora, quero ver essa nova etapa e colocar meus pés nessa água quente.