A prefeitura de Porto Alegre entregou nesta quarta-feira (17) a obra de revitalização do calçadão de Ipanema e da ciclovia na Avenida Guaíba. A entrega oficial ocorreu após uma vistoria final no local, iniciada às 8h30min, com a presença do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, além de outros secretários municipais e vereadores.
Segundo Bremm, as intervenções de qualificação no calçadão foram realizadas em um trecho de aproximadamente dois quilômetros, no Bairro Ipanema, com início na esquina da Rua Déa Coufal e seguindo na direção sul.
Os trabalhos no local incluíram colocação de piso podotátil (piso diferenciado com textura e cor), instalação de postes para rede de vôlei de areia, novos bancos e lixeiras, muro de contenção e enrocamento (estrutura em pedra para proteção de talude), revitalização de dois playgrounds e duas academias de ginástica ao ar livre, instalação de rampas com acessibilidade, iluminação, plantio de grama e instalação de novas churrasqueiras.
— A nossa querida praia de Ipanema, onde temos o reencontro da cidade com o Guaíba, passou por uma bela reforma. Hoje fizemos a vistoria final para que a empresa responsável possa realizar pequenas correções. É mais uma entrega do espaço público revitalizado. Queremos convidar os porto-alegrenses para construirmos uma cidade educadora, que cuidem deste belo espaço, resultado de mais uma parceria. Pedimos que separem o lixo e amem a nossa cidade — afirmou o prefeito Sebastião Melo.
A obra foi realizada pela construtora Melnick, como contrapartida de um outro empreendimento da empresa na Capital. Os trabalhos duraram cerca de 12 meses, e o valor investido foi de R$ 1,65 milhão, viabilizado por meio de Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (Tascc).
— A orla de Ipanema sempre foi um cartão-postal de Porto Alegre, e após alguns investimentos realizados na parte mais central da cidade, havia também uma demanda para essa região, que tinha ficado um pouco esquecida. Depois dessa revitalização, a orla de Ipanema volta a ser um ponto de atração turística da Capital, além de melhorar o uso para a população local — destaca Germano Bremm.
Junto ao calçadão de Ipanema, também foi revitalizada a ciclovia da Avenida Guaíba. As obras, que ocorreram em um trecho de cerca de 1,25 quilômetro, incluíram pintura, reparação da pista e reforço das sinalizações.
O traçado revitalizado da ciclovia também inicia na Rua Déa Coufal, a partir da confluência com a Avenida Cel. Marcos, e segue pela Avenida Guaíba até a esquina com a Avenida Osvaldo Gonçalves Cruz. O calçadão e a ciclovia já estão completamente liberados para uso da população.