Mais de 200 escorpiões amarelos já foram capturados ou visualizados em 2023 em Porto Alegre. Desse total, 123 animais foram retidos em ações noturnas desde o início do ano, de acordo com a prefeitura.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 49 animais vivos foram capturados na operação realizada na noite de quarta-feira (5), no Centro Histórico. Durante o trabalho, foram abertas 33 caixas de telefonia e de luz.
De acordo com a gerente da unidade de vigilância ambiental da SMS, Roxana Nishimura, o número de animais encontrados e coletados é considerado expressivo. Segundo a pasta, essa foi a maior captura de escorpiões em uma única ação.
Os escorpiões amarelos estavam no entorno da Praça Dom Feliciano, na Rua Senhor dos Passos e em um trecho da Rua dos Andradas. Também foram capturados oito animais mortos e cinco foram visualizados, sem possibilidade de captura.
O serviço foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde, com apoio de profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Demae) para abertura das caixas.
Em 2023, foram notificados cinco acidentes (quando uma pessoa é picada) à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS): dois no Centro, dois no bairro Mário Quintana e um no bairro Anchieta.
O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é o tipo mais venenoso das Américas. Seu veneno é capaz de matar uma criança em poucas horas, se a vítima não receber atendimento adequado e rápido. Idosos e pessoas com comorbidades são mais vulneráveis ao veneno.
Fique atento: como se proteger
- Locais onde habitam
Os escorpiões são mais comuns em locais como ralos, esgotos e caixas de gordura, encanamentos de luz e telefone, caixas com verduras, legumes e frutas, sapatos, cortinas, travesseiros, roupas de cama, toalhas e vestuário.
- Medidas para afastá-los
Verifique calçados, roupas e toalhas antes de usá-los, limpe ralos de banheiro e cozinha e caixas de gordura, evite deixar berços encostados nas paredes e que lençóis toquem no chão, feche frestas nas paredes, móveis e rodapés, use telas nas aberturas de ralos, pias e tanques, mantenha os ambientes sem entulhos e limpos.
- O que fazer se for picado
A picada do escorpião-amarelo causa dor intensa no local atingido, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, os sintomas incluem alterações cardíacas e tremores.
Para quem for picado, a orientação é lavar com água e sabão e se dirigir imediatamente para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é referência para observação do caso e aplicação do soro antiescorpiônico quando houver indicação para uso do imunobiológico.
- O que fazer se visualizar um escorpião
Quem avistar o animal deve ligar para o telefone 156, da prefeitura. Será necessário informar o endereço do local da ocorrência, dar o seu nome e telefone para contato.