Centenas de pessoas participam da sequência da programação da festa de São Jorge neste domingo (23), em Porto Alegre. Assim como no sábado (22), os devotos se reúnem no entorno da Paróquia São Jorge, na Avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon. A avenida foi fechada em frente à igreja para que os fiéis pudessem acompanhar a missa das 9h.
Por volta das 10h, houve a saída da procissão. A caminhada saiu pela Avenida Salvador França, na esquina da paróquia, e seguiu em direção à Avenida Ipiranga. Neste local, os fiéis dobraram na contramão, no sentido bairro-centro, até a Rua Guilherme Alves, onde seguiram de volta para a Bento, para retornar à igreja.
Em meio às centenas de fiéis, a procissão foi caracterizada pela pluralidade, com pessoas de todas as idades. Em comum, além da fé, muitas fizeram questão de caminhar junto das folhas de espadas de São Jorge e entoaram cantos católicos tradicionais.
As celebrações não marcaram somente a Festa de São Jorge, mas também o aniversário de 70 anos da paróquia. Com a mesma idade da igreja, a aposentada Rosemar de Oliveira perdeu a conta de quantas vezes participou da procissão.
— Faz pelo menos 40 anos que venho. Ele (São Jorge) é o dono dos nossos caminhos. Com os caminhos claros, abertos, sempre temos a agradecer. Venho todo ano agradecer e pedir proteção para minha família — exaltou Rosemar, moradora do bairro Medianeira.
A técnica em enfermagem Luciana Santos, 53 anos, mora no Partenon desde os 14. De lá para cá, nunca perdeu um festejo de São Jorge.
— A gente vem para agradecer as graças alcançadas e pedir paz, saúde e proteção em tempos de violência e doenças — diz.
Entre tantos fiéis, houve aqueles que participaram pela primeira vez da celebração. Foi o caso de Karen Silva, 44 anos, de Alvorada. Ela esteve no local para agradecer a aprovação em um concurso público.
— Venho pela primeira vez, mas para trazer um sentimento de gratidão. Só tenho a agradecer — afirma.
Assim como ela, sua amiga Priscila Santanna, 39 anos, também foi aprovada em um concurso. Priscila também levou o filho Isaac, 10 anos.
— Viemos agradecer. Trouxe ele também para pagar a promessa junto da família — ressaltou Priscila.