Entre os dias 29 e 31 de março, o Cais Mauá, em Porto Alegre, volta a ser palco de um dos maiores eventos de inovação do mundo. E a segunda edição do South Summit Brazil promete ser um catalisador de investimentos e de novidades ainda mais qualificado do que na estreia, no ano passado.
— Virou mais do que um evento. É um marco no calendário, um símbolo do ecossistema que vemos se desenvolver o ano inteiro — afirmou o secretário municipal de Inovação da Capital, Luiz Carlos Pinto.
O South Summit foi tema do Tá Na Mesa, reunião-almoço promovida pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), desta quarta-feira (15). Entre os pontos abordados, esteve a necessidade de investimentos em educação como forma de desenvolver a inovação.
— Temos que, cada vez mais, pensar em programas que alavanquem o empreendedorismo social através da educação — recomendou o secretário à plateia.
Já a necessidade de se trabalhar a "cultura da inovação" também foi citada pela titular da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.
— Ela precisa estar na agenda de todos e que todos entendam a importância — projetou.
Segundo Simone, o segundo mandato de Eduardo Leite no governo do Estado vai focar esforços e investimentos em tecnologia e inovação na área da educação. Para a secretária, a consolidação do Rio Grande do Sul como região inovadora só será possível com a qualificação das novas gerações.
— Inovação social também será um foco, seja em periferias de zona urbana como da zona rural. A nova geração que vai nos manter na liderança do ranking de inovação se dará através da educação — projetou Simone.
Porto Alegre já é considerada modelo em um dos eixos apontados como fundamentais para o desenvolvimento de ambientes inovadores: os marcos legais. A chamada legislação SandBox, vigente na Capital desde agosto de 2022, trouxe equipes de prefeituras de outros Estados para estudar e replicar os parâmetros de adaptação fiscal às startups.
CEO do South Summit, Thiago Ribeiro falou durante o Tá na Mesa sobre o significativo aumento nos números do evento em relação à edição passada. De 901 startups competidores em 2022, a nova edição terá 2 mil.
Além de representantes de todos os Estados do Brasil, há inscrição confirmada de participantes de 86 países diferentes. Mais de 700 palestrantes estão confirmados, cerca de 200 a mais do que no ano passado.