Depoimentos a serem ouvidos ao longo dos próximos dias devem ajudar a polícia a esclarecer o que motivou dois acidentes em sequência e o desaparecimento de um motorista na zona sul de Porto Alegre. O veículo que ele dirigia foi encontrado abandonado às margens do Guaíba, próximo ao Parque do Pontal, na madrugada de domingo (12). Os bombeiros ainda realizam buscas pelo condutor.
O caso é investigado pela Delegacia de Delitos de Trânsito da Capital, que busca cruzar informações para compreender o que levou a esse desfecho. Segundo a delegada Laura Lopes, as equipes estão em busca de familiares do homem e também de possíveis testemunhas para esclarecer o que aconteceu.
A polícia sabe que o motorista, que trafegava em um Gol, se envolveu em dois acidentes. Inicialmente, teria atropelado um homem na Avenida Juca Batista, e depois teria batido contra um motociclista na Avenida Tramandaí. Nos dois casos, teria fugido do local sem prestar socorro. Na sequência, abandonou o veículo, após bater contra pedras às margens do Guaíba.
Há relatos de que o condutor teria entrado na água, nadado cerca de 30 metros, e depois submergido. Em razão disso, buscas passaram a ser realizadas pelo Corpo de Bombeiros no local. Nesta segunda-feira (13), há embarcações e mergulhadores trabalhando na área, tentando localizar o motorista. A delegada afirma que todas as informações sobre o que teria acontecido ainda precisam ser verificadas.
— Essas testemunhas, que teriam visto ele entrar na água, por exemplo, ainda não se apresentaram. Queremos ouvi-las o mais breve possível — diz a delegada.
Os policiais estão buscando junto a familiares do condutor, que seria um morador da Zona Sul, informações que ajudem a entender o que teria motivado a situação. Além disso, a polícia busca traçar a rota percorrida pelo veículo e captar imagens de câmeras de segurança que possam ter registrado algum desses momentos. Dentro do carro abandonado, foi encontrado um celular e um cartão bancário do homem.
— Tudo aponta para que seja essa pessoa mesmo que estava na direção. E ele estaria sozinho no veículo, que está no nome da mãe dele. Vamos verificiar junto com familiares a situação, para entender o que houve. Se foi uma coisa proposital, se foi acidente, se ele estava bem psicologicamente. Vamos colher essas informações, ouvir famílias e amigos — diz a delegada.
O pedestre atropelado e o motociclista que foi atingido pelo veículo também devem ser ouvidos para que detalhem como se deram os acidentes. Segundo a polícia, os dois foram encaminhados para atendimento médico no Hospital de Pronto Socorro (HPS), com ferimentos leves.
Histórico
Em relação ao histórico do condutor, a polícia apurou até o momento que ele consta no sistema como alguém que estava com direito de dirigir suspenso. A polícia ainda busca saber quando ocorreu e o que levou à suspensão. O motorista possui envolvimento em dois acidentes de trânsito anteriores, um deles em 2014.
— Vamos aprofundar essas informações sobre ele, até para compreender o perfil — diz a delegada.
GZH entrou em contato com o Departamento Estadual de Trânsito para verificar mais detalhes sobre a situação do condutor, mas o órgão informou que não repassa informações pessoais de motoristas, em respeito à Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Buscas seguem
O trabalho dos bombeiros foi retomado na manhã desta segunda-feira no Guaíba. Durante a madrugada, os bombeiros estiveram no local, mas realizando apenas caminhadas nas margens do trecho perto do Parque do Pontal — ponto onde o veículo Gol colidiu. A ação dos mergulhadores havia sido interrompida por volta das 19h do domingo.
Os bombeiros estão usando embarcações, além do trabalho realizado pelos mergulhadores. No entanto, a água turva dificulta as buscas, que permite enxergar somente cerca de 30 centímetros de distância, próximo à superfície. Os mergulhadores precisam ir tateando a área, em razão da falta de visibilidade. Alguns pontos têm entre oito e 10 metros de profundidade. O local também possui correnteza, o que pode afastar eventuais vítimas de afogamento. Até agora, nenhum vestígio do motorista foi encontrado.
Colabore
Quem tiver informações que possam auxiliar a polícia na investigação do caso, pode entrar em contato com a Delegacia de Delitos de Trânsito pelos telefones 3288-2224 ou 3288-2274.