Aclamado pela iniciativa privada, o South Summit Brasil também é considerado sucesso entre gestores públicos. Para o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre, responsáveis por aportes de patrocínio que, somados, chegam a R$ 20 milhões, fortalecer os pilares do chamado ecossistema de inovação é um investimento que traz resultados para diferentes setores da sociedade. O evento, que acontece nos próximos dias 29 a 31 de março, tem agendas públicas e atrações para "fora do muro do Cais do Porto".
— O evento vai acontecer para dentro do muro e também para fora. As redes estadual e municipal de ensino vão participar de palestras, os alunos poderão ver caminhos diferentes. Inovação tem que trazer melhoria social e melhorar a vida das pessoas — comentou o prefeito Sebastião Melo, em evento para empresários nesta terça-feira (21).
— Temos uma necessidade de investir em inovação. Precisamos qualificar e inserir nossos trabalhadores neste mercado de trabalho do século XXI. Para isso, é necessário um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios — complementou o vice-governador Gabriel Souza.
O legado projetado do segundo South Summit foi tema da reunião-almoço promovida pela Associação de Comércio de Porto Alegre (ACPA) nesta terça, no Palácio do Comércio, sede da entidade, no centro da Capital. Uma das expectativas da presidente da ACPA, a empresária Suzana Vellinho, é pelo impacto direto e imediato nos negócios que poderão testar o potencial turístico de Porto Alegre com um evento que promete reunir representantes de todo o país e de outras 86 nações.
— Eventos como o campeonato de skate que vimos no último final de semana (STU National) e o South Summit são fundamentais para transformar a cidade — ressaltou, enaltecendo a concentração de público interessados em diferentes temas na região central da cidade.
Na mesma expectativa, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, também falou sobre as possibilidades que a vinda de investidores internacionais representa na prática para empreendedores locais de todos os tamanhos:
— O pequeno negócio de qualquer lugar da cidade, Região Metropolitana ou de outras regiões do Eestado pode encontrar no South Summit um investidor que vai realizar o sonho e mudar a vida do negócio dele.
Às vésperas do circuito com mais de 700 palestras e preparando a estrutura física que espera receber milhares de pessoas no Cais do Porto, o presidente do South Summit, José Renato Hopf resumiu a fórmula que deu certo em 2022 e gerou expectativas para os organizadores em 2023:
— Os negócios são feitos, o dinheiro circula, e a riqueza fica. Queremos que as pessoas conheçam nosso Estado, nossa cidade e nosso país.
— Porto Alegre vive um alto-astral. Temos o nosso DNA de cidade empreendedora e inovadora. Isso faz com que grandes eventos voltem para a cidade e movimentem a economia — complementou o prefeito Melo.
A projeção é que 90% das vagas em hotéis da cidade sejam ocupadas ao longo da semana de evento — 5% a mais do que no ano de estreia. O volume de dinheiro em negócios também deve superar os números de 2022, com a presença confirmada de representantes de mais de cem fundos de investimentos de todo o planeta.
— Temos de nos jogar para dentro do South Summit e nos abraçar nele para aproveitar o que ele tem de melhor — declarou o vice-governador.