Em entrevista ao Gaúcha Mais desta quarta-feira (1º), o diretor-geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS), Demétrius Gonzalez, falou sobre os problemas no abastecimento de água que têm sido enfrentados pelos moradores de diversos bairros de Sapucaia do Sul desde o último sábado (28). Gonzalez comentou ter ficado sabendo dos problemas pela imprensa, no domingo (29), quando é um dever da companhia de abastecimento, no caso a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), informar sobre eventuais problemas à agência reguladora.
— A obrigação de informar é da concessionária. Ela deve enviar à agência reguladora, no momento em que está acontecendo, para que tomemos nossas atitudes. Só soubemos pela imprensa no final de domingo, e isso me preocupa muito — comentou Gonzalez.
Ao menos sete notificações serão emitidas pela Agesan-RS contra a Corsan e podem virar multas, ainda sem valor estipulado, já que dependem do faturamento e da população atingida — essa identificação ainda não foi devidamente feita pela Corsan, de acordo com a agência.
— Essas multas vão para um fundo específico do município a ser gerido por um conselho municipal de regulação — acrescentou Gonzalez.
O diretor-geral também ressaltou que o desabastecimento é constante em Sapucaia do Sul ao menos desde 2019 e sublinha a importância de planos de emergência e contingência, que não foram apresentados pela Corsan, motivando uma das sete notificações à companhia.
Moradores desabastecidos terão compensação financeira, de acordo com resolução da Agesan-RS, com desconto que provavelmente virá já na próxima tarifa básica cobrada aos moradores. Os sapucaienses podem procurar a Agesan-RS por meio do canal de ouvidoria da agência, o 0800-222-4022.
A Corsan informou que irá aguardar a solicitação da agência para análise. "O foco agora é a retomada do abastecimento", informaram em resposta à reportagem de GZH.