Termina neste final de semana a 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre, que é realizada na Praça Nossa Senhora de Belém, no bairro Belém Velho. Produtores locais oferecem frutas orgânicas e convencionais, além de flores, artigos de artesanato e produtos coloniais.
O público encontra uvas Niágara Branca e Rosa, Bordô e Francesa, além de ameixas Rubimel, Rainha Claudia e Sanguínea. Outras frutas da estação, como melão, melancia, figo e morango orgânico também são comercializadas, assim como mel, sucos, geleias, cucas e biscoitos que estão no espaço da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (RAMA).
Ao todo, são seis produtores dos bairros Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo participando do evento que funciona das 9h às 19h, tanto neste sábado (21) quanto no domingo (22). Além da feira, os produtores rurais também comercializam as frutas no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O ponto funcionará até o final da safra, em fevereiro.
Segundo a prefeitura, a expectativa para esse ano é colher 130 toneladas de uva e 90 toneladas de ameixa. O total supera a 200 toneladas registradas no ano passado.