O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (Avenida Independência, 661, esquina com a Rua Garibaldi), em Porto Alegre, precisa de doações para bebês prematuros com risco extremo de vida internados na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal da instituição. A situação também é de necessidade no Hospital Santa Clara, do Complexo da Santa Casa.
A redução dos estoques, de acordo com a prefeitura da Capital, deve-se ao período de festas de final de ano e férias, quando muitas mulheres viajam e deixam de comparecer.
Podem ser doadoras as mães que estão amamentando e têm excesso diário de leite. A quantidade mínima necessária é de cerca de 50ml. Os pré-requisitos são bom estado de saúde e residência em Porto Alegre.
Mais informações pelo telefone (51) 3289-3334 ou pelo e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.
Santa Casa também pede ajuda
A busca por doações de leite materno também ocorre na Santa Casa de Porto Alegre. Na sexta-feira (6), o Banco de Leite da instituição contava com apenas cinco litros de leite. O estoque ideal é, em média, de 20 litros.
Normalmente, cerca de 25 colaboradoras fazem contribuições, mas, na última semana, foram apenas quatro.
O contato inicial para quem tiver disponibilidade de doar pode ser realizado pelo telefone (51) 3214.8284 ou pessoalmente no primeiro andar do Hospital Santa Clara, localizado na Rua Professor Annes Dias, 295, no Centro Histórico de Porto Alegre. O horário de funcionamento é das 7h às 12h e das 13h às 18h30min, diariamente, inclusive finais de semana e feriados. Mais informações no site.
Algumas informações importantes:
- Para ser doadora, a mãe deve estar amamentando o seu bebê e possuir excedente de leite no peito
- Não pode ser fumante, usuária de álcool ou drogas
- Antes de doar é necessário realizar um cadastro junto ao Banco de Leite, onde serão solicitados os exames de pré-natal
- Após o cadastro, o leite pode ser retirado no Banco de Leite ou em casa, seguindo orientações recebidas
- A busca domiliciar é realizada somente de segunda a sexta-feira