O processo de revitalização das áreas gramadas do trecho 1 da orla do Guaíba, em Porto Alegre, começou na manhã desta terça-feira (8). A equipe responsável pela manutenção depositou e espalhou mais de 30 metros cúbicos de terra preta nos pontos mais afetados. O material lembra asfalto, o que confundiu algumas pessoas.
O próximo passo do trabalho de revitalização será o replantio de mais de mil metros quadrados de mudas de grama. Por enquanto, as ações se concentram em trechos com menor circulação de pessoas, como na área do deque 4.
A região mais próxima à Usina do Gasômetro será atendida após a realização do evento Arena do Torcedor Brahma, evento que contará com telão e palco nas datas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Não há previsão para o encerramento da revitalização do trecho 1.
A GAM3 Parks, concessionária do trecho 1, firmou parceria em 2021 com a empresa Talo - Melhorias Urbanas para melhorar o paisagismo dos espaços. Trata-se da empresa que administra a pista de skate do trecho3 da Orla. Em junho, foram iniciadas ações de paisagismo. Gramados e jardins receberam cuidados especiais e passaram por limpeza, corte de grama e jardinagem.
O lixo que fica às margens do Guaíba também tem sido removido. Segundo a GAM3 Parks, o que for possível reaproveitar será destinado às cooperativas de reciclagem da Capital, enquanto os materiais orgânicos serão levados para o aterro urbano. O contrato com a GAM3 Parks prevê 35 anos de concessão e investimentos de R$ 281,1 milhões.