A estrutura da primeira Oktoberfest do Parque da Orla está sendo montada no trecho 1, onde o evento gratuito será realizado neste fim de semana. Nesta quinta-feira (20), por volta das 11h30min, era possível ver dois operários trabalhando no entorno da Usina do Gasômetro.
— Este palco estará pronto até amanhã (sexta-feira), com som e luz — diz o funcionário Ivo Renato Nunes dos Santos, que recebia auxílio de um colega na montagem da estrutura.
Um palco coberto, de seis metros de largura por quatro metros de altura, está sendo instalado entre o 360 Gastrobar e a loja de conveniências Alegrow. Os dois estabelecimentos já exibem parte da decoração inspirada na tradicional festa. O restaurante tem faixas estendidas na fachada, enquanto a loja está enfeitada com balões nas cores da bandeira alemã.
— Reforçamos a solicitação de chopes e cucas — explica o gerente da Alegrow, João Martinez.
A média de venda de chope da Alegrow é de 60 litros por fim de semana, mas agora o estoque da loja será ampliado em razão do evento. A ideia é comercializar o copo de 300 ml a R$ 9,00 (pilsen).
— Vamos oferecer cucas de requeijão com linguiça, e outras de abacaxi, chocolate branco, doce de leite e baunilha — enumera o gerente, em relação às opções gastronômicas, estimando ainda que cerca de mil pessoas sejam atendidas no local em um sábado normal ensolarado.
O 360 Gastrobar é outro estabelecimento participante da Oktoberfest. O restaurante terá um prato específico inspirado na festividade: o eisbein (joelho de porco). Também será oferecido para os clientes linguiça artesanal.
— Estamos superotimistas com a Oktoberfest. Será a primeira e vai se consolidar para entrar no calendário da cidade como festa típica alemã — comenta a responsável pelo marketing do 360 Gastrobar, Carina Ribeiro.
Segundo Carina, outros itens de decoração ainda serão instalados no ambiente externo do estabelecimento.
— Trabalhamos com a projeção de 50% a mais de vendas de chope durante os dois dias do evento — compartilha, dizendo que o único receio era em relação à previsão do tempo.
Conforme a GAM3 Parks, organizadora do evento, a Oktoberfest deve receber 50 mil pessoas neste sábado (22) e também no domingo (23). Serão diversas atrações e shows (confira abaixo), entre às 14h e às 20h.
A aposentada Cleusa Saraiva, de 70 anos, observava curiosa a montagem do palco perto da Usina do Gasômetro.
— Nunca fui na Oktoberfest, pretendo vir no fim de semana. Quero experimentar o joelho de porco — conta, enquanto passeava com seu cachorro ao lado do palco.
O rodoviário Daniel Vieira, 40, caminhava perto da ciclovia e olhava a movimentação.
— Acho que o evento será bom para movimentar a Orla. Precisava desses quiosques melhores. Antes isso aqui estava morto — afirma, antecipando que estará na Oktoberfest no domingo, quando pretende beber um chope e provar a culinária típica.
O outro palco do trecho 1 da Orla está sendo instalado perto à Amberê Drinqueria e ao quiosque seis da Al Capone. Na manhã desta quinta, a estrutura aguardava para ser montada pelo operário que esperava apoio de outro colega para dar início ao trabalho.
— Penso em vir na Oktoberfest, mas para ver os shows e não para beber — planeja a servidora pública Karine Ribeiro, 40 anos, que se exercitava nos equipamentos para a prática de esportes existentes na área.
A artista plástica Lurdes Abbadie, 67, conta que planeja conferir a festa do fim de semana na companhia do marido para assistir a algum dos shows.
— Moro no Centro e virei no domingo cedo para fazer um passeio de barco. A Oktoberfest vai ser um sucesso — prevê Lurdes.
Entre as atrações do fim de semana estarão DJ Lê Araújo, Grupo Tanz Mit Unz (dança), Banda Reserva, Banda Exemplo, DJ Walter Klein, Banda Castelus, entre outros.
A operadora de caixa Jéssica Machado, 21, passeava com o açougueiro Pedro Barão, 20, pelo trecho 1 da Orla. Os dois não sabiam, até então, da realização da Oktoberfest. Agora, dizem que planejam aproveitar a programação gratuita.
— Pretendemos aparecer para acompanhar os shows e provar a comida — projeta Jéssica, salientando que não iriam beber chope.
Trânsito
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou, nesta quinta-feira, que o evento não deve causar impacto e bloqueios no trânsito, porque será realizado na Orla. A orientação é para que os frequentadores optem pelo deslocamento por táxis, aplicativos ou transporte público, e, se forem beber, não conduzirem veículos.
Programação da Oktoberfest da Orla
SÁBADO (dia 22)
PALCO 1
- 14h às 14h30min - DJ Lê Araújo
- 14h30min às 17h30min - Banda Exemplo
- 16h às 16h30min - Grupo Tanz Mit Unz (dança)
- 17h30min às 18h - DJ Lê Araújo
- 18h30min às 20h - Banda Reserva
PALCO 2
- 14h às 15h - DJ Walter Klein
- 15h às 17h - Banda Reserva
- 17h às 20h - Banda Castelus
- 18h às 18h30min - Grupo Tanz Mit Unz
- 20h às 20h30min - DJ Valter Klein
DOMINGO (dia 23)
PALCO 1
- 14h às 14h30min - Banda Alles Gute
- 14h30min às 15h - DJ Lê Araújo
- 15h às 18h - Banda Orquestra Família Eichelberger
- 17h às 17h30min - Grupo Tanz Mit Unz
- 18h às 18h30min - DJ Lê Araújo
- 18h30min às 20h - Banda Reserva
PALCO 2
- 14h às 15h - DJ Walter Klein
- 15h às 15h30min - Banda Alles Gute
- 14h30min às 16h30min - Banda Reserva
- 16h30min às 19h30min - Banda Goela Seca
- 18h às 18h30min - Grupo Tanz Mit Unz
- 19h30min às 20h - DJ Valter Klein
* Programação sujeita a alterações.
Serviço:
- O quê: Oktoberfest do Parque da Orla
- Quando: sábado (22) e domingo (23)
- Horário: 14h às 20h
- Local: Orla do Guaíba (trecho 1)
- Entrada: gratuita
- Consumo: as pessoas pagam o que consumirem no local