Já imaginou disputar emocionantes corridas ambientadas nas ruas de Porto Alegre? Essa é a ideia da desenvolvedora brasileira de jogos Aquiris Game Studio, sediada na Capital, que traz a cidade para as telas de videogame.
O Horizon Chase 2, criado neste ano, é a sequência do jogo brasileiro que faz sucesso em todo o mundo por relembrar clássicos dos games de corrida dos anos 1990, como Out Run e Top Gear. Seu objetivo é guiar o carro o mais rápido possível e completar pistas de diversas partes do planeta.
Israel Mendes, sócio e diretor de marketing da Aquiris, conta que a empresa porto-alegrense desenvolve jogos desde 2007, completando 15 anos de atuação no mercado. A companhia produz games multiplataforma, ou seja, tanto para celulares quanto para computadores e consoles. Mendes afirma que, recentemente, a Aquiris recebeu investimento da Epic Games, desenvolvedora do renomado Fortnite e muitos outros jogos famosos.
A principal modalidade de Horizon Chase 2 é o World Tour, em que o jogador pode percorrer diversas cidades do mundo, algumas famosas e outras nem tanto. O diretor explica que os desenvolvedores buscam fugir do óbvio na hora de escolher uma cidade para incluir no game.
— Por exemplo, não tem Nova York em nenhum dos jogos. Porto Alegre nasce no jogo com o intuito de ser a cidade onde estão os desenvolvedores. Então, é como se fosse o lar, doce lar dos desenvolvedores — comenta Mendes sobre o projeto Developers Hometown, atualização que incluiu a capital gaúcha ainda no primeiro jogo da sequência.
O circuito de Porto Alegre começa na Avenida Mauá, próximo à entrada da cidade, e segue em ritmo frenético para a Usina do Gasômetro e a Orla do Guaíba. A corrida passa pelo Estádio Beira-Rio, do Internacional, e ruma ao Centro Histórico, passando por baixo do Viaduto Otávio Rocha. Em alta velocidade, os carros passam ainda pela Catedral Metropolitana e rumam para a Arena do Grêmio, avistando antes o Monumento ao Laçador, até completar a volta e refazer o trajeto.
O diretor relata que o método de criação do cenário foi elencar quais são os principais pontos turísticos da cidade e tentar reproduzir da forma mais fidedigna. Porém, Mendes alerta que foi tomada licença poética em relação à ordem das construções que aparecem no circuito.
— Como é um jogo rápido, não entraremos muito no detalhamento. É um game arcade, não realista. Tentamos manter uma certa fidelidade com a geografia do município, mas não deixa de ser uma caricatura da cidade. Acredito que o senso de imersão funcionou muito bem — completou.
O jogo ainda conta com a trilha sonora adaptada da música Amigo Punk, composta pela banda Graforréia Xilarmônica, um dos hinos do rock gaúcho. A canção foi adaptada para o game pelo compositor Barry Leitch, renomado pela série Top Gear. No jogo anterior da franquia, que possuía os cenários Pôr do Sol no Guaíba e Anoiteceu em Porto Alegre, a corrida era animada pela música Deu pra Ti, de Kleiton & Kledir.
Produção: Leonardo Martins