A Tembici e o Itaú Unibanco anunciaram na quinta-feira (22) a ampliação da parceria que oferta bicicletas a mais de 3 milhões de usuários de Brasil, Chile e Argentina. O vínculo de 10 anos foi ampliado para mais uma década com a expectativa de que mais 20 mil bicicletas estejam disponíveis no período, ampliando em 50% o número de equipamentos no sistema na América Latina, tanto nas cidades em que já opera quanto em novos países e cidades.
A ampliação da parceria inclui Porto Alegre. O CEO do Tembici, Tomás Martins, afirma que a Capital já tem um plano de aumento do serviço em andamento.
— Assinamos contrato para expansão do projeto junto à prefeitura de Porto Alegre no final de agosto, com objetivo de dobrar o sistema atual. Temos acompanhado uma adesão significativa desde a nossa chegada, com mais de 3 milhões de viagens realizadas através do Bike POA — afirmou Martins. — Atualmente, temos 410 bicicletas e 41 estações na região.
A data escolhida para o anúncio não é mera coincidência. Em 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial Sem Carro e a parceria entre Itaú e Tembici já acumula mais de 71 milhões de viagens nesta primeira década de operações, evitando a emissão potencial de 32 mil toneladas de CO2 por veículos a combustão.
Segundo dados do sistema Bike Itaú, na última década, o uso de bicicletas compartilhadas teve um aumento de mais de 400%. Operando no Brasil, no Chile e na Argentina, 440 milhões de quilômetros foram rodados com as bicicletas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Jaboatão dos Guararapes (PE) e Olinda, no Brasil, Santiago do Chile, Nordelta e Buenos Aires, na Argentina, além da capital gaúcha, o equivalente a 15 mil voltas ao mundo.
Para o futuro da parceria, está prevista a ampliação na oferta das bicicletas eletrificadas. Em menos de dois anos de projeto, as e-bikes já fizeram cerca de 2 milhões de viagens no Rio de Janeiro e em São Paulo. Perguntado sobre a introdução desta modalidade em Porto Alegre, Martins respondeu:
— Em julho, lançamos as bikes elétricas em São Paulo e estamos sempre analisando comportamentos de uso e analisando a expansão para novas praças, mas ainda não temos esta previsão.