Uma roda de chimarrão chamou atenção de quem passou pela orla do Guaíba ao longo deste sábado (6). Não que o ato de se reunir para tomar a bebida amarga seja algo difícil de se ver no local, um dos preferidos dos porto-alegrenses para "lagartear", mas certamente é incomum que ocorra a 40 metros do chão.
Batizada de Sky Chimas, a mateada nas alturas é promovida pela empresa de produtos térmicos Stanley, em razão do lançamento de um novo modelo de garrafa térmica, e permanece na Orla, ao lado da Usina do Gasômetro, até domingo (7).
A atração consiste em uma plataforma, içada por um guindaste, onde é possível sentar e tomar chimarrão. A plataforma pode chegar a 60 metros, mas, por conta do vento forte, neste sábado ficou em torno de 40 metros acima do chão, conforme a organização.
GZH acompanhou uma das subidas. A experiência começa com a colocação do equipamento de segurança, uma espécie de cinto preso a cabos, e a acomodação do público nos lugares da plataforma. O espaço conta com uma mesa e cadeiras para sentar, com capacidade para 14 pessoas. A estrutura inicia a subida quando todos os participantes já estão sentados.
A plataforma permanece cerca de 20 minutos içada, tempo para tomar algumas cuias do chimarrão que é oferecido pela empresa a cada um dos participantes. A representante comercial Caroline Fortes, de 36 anos, aproveitou para registrar em selfies o momento. Ela já havia participado da experiência pela manhã e gostou tanto que, à tarde, deu um jeitinho de voltar.
— Amanhã, se o tempo tiver bom, vou aproveitar de novo (risos) — brincou. — Acho que em Porto Alegre falta esse tipo de evento. Achei excelente tomar um chimarrão nas alturas e poder curtir a vista da nossa cidade, que é linda demais.
A aposentada Marcia Reis,de 59 anos, também exaltou a beleza da Capital vista de cima. Natural do Rio de Janeiro, ela está de passagem por Porto Alegre, pois faz desde maio um mochilão por países da América do Sul, e se surpreendeu com a oportunidade de mirar a cidade desta outra forma:
— Foi uma experiência inusitada ver esse rio tão grande e essa orla que está toda revitalizada por um ângulo diferente. Achei fantástico. Olhar de cima os lugares é ter uma visão completamente diferente, porque quando a gente anda na orla, a gente não consegue ter dimensão do tamanho, da quantidade de pessoas e do quanto o lugar está bonito.
O Sky Chimas segue neste domingo, das 9h às 18h. Pode participar quem comprou a garrafa térmica Mate System da marca Stanley, que promove o evento, por meio do e-commerce (custa a partir de R$ 356,25) ou lojas autorizadas — é necessário levar o produto para viver a experiência. Também é possível comprá-lo no local.