O município de Canoas, na Região Metropolitana, ainda está se reerguendo após o temporal que atingiu o Estado e deixou muitos estragos no município na última segunda-feira (15). De acordo com a prefeitura, as aulas presenciais serão retomadas para todos os alunos da rede municipal de ensino nesta terça-feira (23) — à exceção dos estudantes do 6º ao 9º ano da EMEF Irmão Pedro, que, conforme a Secretaria de Educação (SME), continuarão tendo aulas de maneira remota até que as reformas sejam concluídas.
Das 83 escolas municipais de Canoas, apenas sete não tiveram avarias por conta do temporal. As demais 76 sofreram algum tipo de dano, entre casos mais leves, como brinquedo revirados, até casos mais graves, como destelhamentos e destruição total da rede elétrica.
Entre os dias 15 e 20 de agosto, foram 3.119 registros de atendimentos na Defesa Civil de Canoas. Entre os motivos: árvores e postes caídos, casas e escolas destelhadas, alagamentos, falta de energia. O município declarou situação de emergência.
Ao menos mil casas ficaram destelhadas, e a prefeitura realizou uma força-tarefa para contabilizar o número de famílias prejudicadas. Até o momento, já foram distribuídas 10.357 telhas, e faltam cerca de oito mil para que todas as pessoas que tiveram danos em suas casas sejam atendidas. Segundo a prefeitura, não há famílias desabrigadas e o trabalho de entrega de todas as telhas deve ser concluído ainda nesta segunda-feira (22).
A prefeitura solicita doações de roupas em boas condições, para adultos e crianças e, de preferência, para inverno, além de alimentos não perecíveis, água, colchões e cobertas. Quem quiser ajudar pode entregar suas doações nos quatro Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Canoas e no Ginásio do Colégio LaSalle, onde está sendo realizado o acolhimento aos moradores atingidos.