A segunda ponte sobre o Guaíba, em Porto Alegre, passa a se chamar Travessia Paixão Côrtes. O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta terça-feira (12) o projeto de lei de autoria do deputado federal Sanderson (PL-RS). A ponte é um dos principais acesso da Capital ao interior do Estado, via BR-290.
Conforme o autor da proposta, a ideia é homenagear o folclorista e historiador, um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e "pai do tradicionalismo gaúcho". Junto a Barbosa Lessa, João Carlos Paixão Côrtes foi responsável por definir elementos tradicionais da cultura gauchesca, como as danças e os CTGs.
Nascido em Santana do Livramento em 1927, filho de pai agrônomo e mãe com formação musical, Côrtes fez da fronteira sua bandeira. Enquanto se dedicava à Agronomia, trabalhou pela renovação do gauchismo cívico e formalização de tradições gaúchas. Ele faleceu em agosto de 2018.
Os professores Jocelito Zalla e Luís Augusto Fischer, em artigo para GZH, destacam que Paixão Côrtes se afastou do movimento nos últimos anos de vida pública, quando teceu críticas ao imobilismo e à patrulha cultural do MTG.