Um homem foi detido pela Brigada Militar (BM) após exibir uma arma, realizar pelo menos dois disparos e fazer ameaças no Centro Histórico de Porto Alegre durante a madrugada desta segunda-feira (11). O caso foi registrado pouco antes das 3h na Avenida Borges de Medeiros, próximo ao Viaduto Otávio Rocha, na esquina com a Rua Jerônimo Coelho.
Imagens gravadas por moradores e trabalhadores da região mostram o momento em que o homem em surto grita e aponta a arma para a própria cabeça enquanto caminha pela avenida. A BM cercou a região e conseguiu rendê-lo.
O homem, que não teve o nome divulgado, é policial militar do 9º Batalhão, atualmente lotado no Presídio Central. Ele tem 30 anos e está na corporação há cinco anos.
Quando recebia atendimento, após ser contido, ele chegou a escapar da ambulância, mas foi novamente contido. O trânsito ficou bloqueado na região até o fim da madrugada.
Procurado por GZH, o comando da BM não confirmou se o policial tem registros criminais anteriores. O homem foi encaminhado ao hospital da BM — onde se encontrava, no setor psiquiátrico, até o início da manhã desta segunda.
Segundo a corporação, um inquérito na Polícia Civil vai apurar o delito de disparo de arma de fogo em via pública. A arma foi apreendida e encaminhada para a perícia. O caso deve ser encaminhado para a 1ª Delegacia da Capital.
O PM também vai responder a procedimento administrativo interno em relação à sua conduta. Nos cinco anos em que está atuando na segurança pública, ele já teve pelo menos um atendimento psicológico, mas o comando não informou maiores detalhes.