Com previsão de temperaturas baixas na noite deste sábado (11), a prefeitura de Porto Alegre irá disponibilizar, pela primeira vez no ano, o ginásio do Departamento Municipal da Habitação (Demhab) para abrigar pessoas em situação de rua. Na última madrugada, ainda sem o espaço, 195 das 240 vagas oferecidas pelos três albergues da Capital foram ocupadas, o que representa 81% da capacidade na rede de acolhimento.
A estrutura, localizada na Rua Conde D'Eu, 66, no bairro Santana, abre as portas a partir das 19h. Quem for pernoitar no local deverá receber kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã. A expectativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), baseada em médias de outras ações, é de que até 60 pessoas sejam recebidas no ginásio. A capacidade máxima é de cem pessoas.
Interessados em entrar na rede de solidariedade com doações podem auxiliar com papel higiênico, kit higiene, copos e talheres descartáveis, café da manhã e água mineral. Os produtos devem ser entregues no ginásio do Demhab.
Rede de acolhimento segue operando
Os três albergues que operam no turno da noite seguem disponíveis para receber quem precisar de acolhimento. Veja os locais:
- Albergue Dias da Cruz: Avenida Azenha, 366 - Azenha
- Albergue Acolher 1: Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
- Albergue Acolher 2: Rua 7 de Abril, 315 – Floresta
- Central de Abordagem - atendimento 24h pelos telefones (51) 3289-4994 ou 156, opção 7
Além disso, a Capital dispõe de três Centros POP com atendimento social durante o dia. São oferecidas oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro no sistema de benefícios. Confira os endereços:
- Centro POP 1 - Santana: Avenida João Pessoa, 2.384, Farroupilha
- Centro POP 2 - Floresta: Rua Gaspar Martins, 114/120, Floresta
- Centro POP 3 - Navegantes: Avenida França, 496, Navegantes
- SCFV - Adultos Pop Rua - Ilê Mulher: Rua Santo Antônio, 64, Floresta