A prefeitura de Porto Alegre anunciou na manhã deste sábado (25) que promoverá a partir de segunda-feira (27) a ampliação da oferta de horários de cinco linha de ônibus que atendem, sobretudo, estudantes do Campus Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A estratégia faz parte do programa de reestruturação Mais Transporte, que possibilitará um incremento total de 31 viagens.
Além da linha 375 (Agronomia), outras quatro contarão com acréscimo de viagens: 370 (Bom Jesus/Madri), 371 (Cefer), A348 (Alimentadora Jardim Bento Gonçalves) e A360 (Alimentadora Ipê).
Os passageiros que quiserem saber mais sobre as mudanças poderão consultar as informações no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Já a localização em tempo real dos ônibus está disponível na função GPS do aplicativo do TRI, o Cittamobi.
Veja as alterações
- Linha 375 - Agronomia: acréscimo de 16 viagens por dia, com novos horários no pico da manhã, tarde e entrepico;
- Linha 470 Bom Jesus/Madri: mais seis viagens por dia, com novos horários no pico da manhã e da tarde;
- Linha 371 Cefer: reforço de três viagens por dia nos horários noturnos;
- Linha A348 Alimentadora Jardim Bento Gonçalves: outras três viagens por dia nos horários noturnos.
Sem cobrador
Outra mudança anunciada pela prefeitura é que a partir de segunda-feira mais quatro linhas passarão a operar sem cobrador: A952 (Alimentadora Parada 3 Chácara das Peras Parada 6), A953 (Alimentadora Chácara das Peras Quinta do Portal IDA), A954 (Alimentadora Chácara das Peras Parada 6) e A955 (Alimentadora Quinta do Portal Chácara das Peras Volta).
Com essas alterações, 28% das linhas de ônibus da Capital circularão sem cobrador em dias úteis. Para remanejar esses profissionais do transporte, a prefeitura reafirmou o compromisso em qualificá-los mediante parceria firmada com Sest/Senat. A iniciativa conta com mais de 250 cursos na modalidade educação a distância e mais de 500 presenciais, envolvendo tanto as áreas de transporte quanto de mobilidade.