Blusões, calças, casacos, jaquetas, calçados e até cobertores foram recolhidos ao longo deste domingo (12) em Porto Alegre, no tradicional Iom Mitzvah promovido pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul. A ação conseguiu bater a meta e coletar 65 mil doações, 20 mil a mais do que no ano passado.
O Iom Mitzvah (Dia do Dever, em hebraico) é destinado a reforçar a Campanha do Agasalho de Porto Alegre, que, por sua vez, é promovida pelo gabinete da primeira-dama, Valéria Leopoldino. As peças serão repassadas a pessoas em situações de vulnerabilidade.
Para coletar as roupas, cinco caminhões da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) percorreram os bairros Auxiliadora, Bom Fim, Jardim Botânico, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santana, Santa Cecília, Azenha, Menino Deus, Cidade Baixa e Centro Histórico. Outros três ficaram estacionados no Colégio Israelita, na Praça da Encol e no Bom Fim para receber as doações.
As peças passarão por uma triagem no Ginásio Tesourinha. Depois, serão repassadas a quem precisa. A estimativa é que cada pessoa receba, em média, cinco peças de roupas.