A Guarda Municipal prendeu dois homens que estavam furtando cabos de energia durante a madrugada desta quarta-feira (15) em Porto Alegre. Os flagrantes ocorreram no bairro Santana e no Parque da Redenção.
O primeiro caso foi por volta das 4h, quando um homem foi detido com 10 metros de fio na Rua Olavo Bilac. Segundo a Guarda Municipal, ele também estava com ferramentas que teriam sido usadas para praticar o furto.
Cerca de uma hora depois, outro homem foi detido no Parque da Redenção — local que já estava com a iluminação prejudicada após luminárias terem sido levadas em outra ação criminosa. Uma vistoria técnica deve ser realizada nesta quarta para verificar a dimensão dos danos e programar o conserto, que deverá ser feito nos próximos dias.
As duas prisões foram efetuadas durante ação de patrulhamento da Guarda Municipal para prevenir esse tipo de crime. Os dois homens não tiveram os nomes divulgados.
Na noite de terça-feira (14), a reportagem de GZH percorreu alguns dos principais pontos onde há registros de escuridão na Capital. No Parque Marinha do Brasil, o trecho próximo à Avenida Ipiranga segue com iluminação apenas até a pracinha. As estruturas metálicas que costeiam os acessos ao centro do parque seguem sem as lâmpadas, que foram furtadas ainda em 2021.
O problema também é registrado em grandes avenidas da cidade, como Mauá e Sertório.
A Guarda Municipal diz ter reforçado as patrulhas em pontos estratégicos, praças e parques da cidade visando combater os furtos e roubos de fios elétricos. Já a prefeitura informa que as equipes estão atuando de forma integrada com as forças policiais do Estado para coibir as depredações e desarticular a cadeia de receptação.