Moradores da Avenida Moab Caldas, no bairro Santa Tereza, zona sul de Porto Alegre, protestaram no início da noite desta segunda-feira (21) após o tiroteio registrado na manhã afetar serviços da região. Além de causar o fechamento do Posto de Saúde Moab Caldas, a ocorrência deixou diversas residências sem luz.
Conforme relatos da vizinhança, um dos tiros atingiu o transformador, interrompendo o serviço. Ao final da tarde, cerca de 30 pessoas fizeram uma barreira com galhos e colocaram fogo, bloqueando a passagem da via.
Uma das manifestantes, a doméstica Karen Vargas diz que já perdeu alimentos e afirma que, sem luz, aumenta a insegurança dos moradores:
— A noite está caindo, a gente está sem luz, os bandidos voltam e tomamos tiro no escuro? Todo mundo aqui é trabalhador, ninguém tem nada a ver com a violência. A gente quer segurança.
Dezenas de policiais da Brigada Militar foram acionados para monitorar o ato. Não houve conflitos. Após uma hora, o Corpo de Bombeiros chegou ao local para apagar as chamas.
A CEEE Equatorial confirmou que um transformador foi alvejado por tiros, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. "Equipe da empresa esteve no local mas se retirou por razões de segurança. Técnicos estão tentando acessar o local com o auxílio da Polícia Militar", informou a empresa em nota.
Mas tarde, a equipe voltou ao local com proteção policial e conseguiu realizar o trabalho. O fornecimento de energia foi restabelecido às 20h50min, após a troca do transformador.