Para celebrar o aniversário de 250 anos da Capital, GZH estreou em março uma nova temporada do podcast Aconteceu em Porto Alegre. O colunista Leandro Staudt recebe ao longo de oito semanas escritores e historiadores para falar sobre a memória da cidade.
Episódios já disponíveis:
#08 — Ciúmes, canibalismo e pragas: conheça as lendas de Porto Alegre
Uma cidade de 250 anos tem muitas lendas. Em alguns casos, episódios reais que, com o tempo, ganharam tantas versões ao ponto de mudarem completamente. O oitavo e último episódio da temporada do podcast Aconteceu em Porto Alegre recebe o músico e publicitário André Neto, pesquisador e criador do tour Porto Alegre Mal-Assombrada.
#07 – A origem da rivalidade Gre-Nal
Inter e Grêmio fazem parte da identidade de Porto Alegre. Os dois clubes têm mais de 100 anos, viram a cidade crescer e cresceram junto. O penúltimo episódio da temporada do podcast Aconteceu em Porto Alegre recebe os jornalistas Ernani Campelo (colorado) e Léo Gerchmann (gremista), pesquisadores da história do futebol na cidade e da dupla Gre-Nal.
#06 — Como era o hotel em que morou Mario Quintana
O prédio da Casa de Cultura Mario Quintana é um dos mais belos do Centro Histório de Porto Alegre. Antes de se tornar um espaço multicultural, em 1990, era conhecido por abrigar o famoso Hotel Majestic – que teve seu auge nas décadas de 1930 e 1940 e foi morada do poeta e jornalista Mario Quintana entre 1968 e 1980. O sexto episódio da temporada recebe Alexandre Veiga, historiador e arquivista da Casa de Cultura Mario Quintana. Ele conta a história e curiosidades do local desde o projeto do arquiteto Theo Wiederspahn até hoje.
#05 — As lojas que marcaram época e deixaram saudade
Quantas lojas marcaram época, criaram a fidelidade dos clientes e ficaram na saudade? Muitas redes de varejo importantes já fecharam as portas em Porto Alegre, como Imcosul, Manlec, J.H. Santos e muitas outras. O quinto episódio da temporada recebe a escritora e publicitária Paula Taitelbaum para falar sobre a memória do comércio da Capital.
#04 — O bairro à beira do Guaíba que nunca existiu
Nem todos sabem, mas hoje caminhamos por regiões de Porto Alegre que eram tomadas pela água. O avanço de um aterro para a construção de um bairro planejado teve início em 1956. São áreas hoje ocupadas pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, os prédios públicos da Avenida Borges de Medeiros, o Parque Marinha do Brasil e o Estádio Beira-Rio. Com o fracasso nas vendas dos terrenos, o bairro planejado não saiu do papel. O quarto episódio recebe a arquiteta, urbanista e professora Maria Dalila Bohrer, que conta em detalhes como foram os aterramentos da cidade.
#03 — A Redenção nem sempre foi um parque
O Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, nos ajuda a entender a história de Porto Alegre. A Várzea do Portão era local de pouso dos carreteiros e parada de gado. No fim do século 19, começaram as principais transformações. O terceiro episódio da temporada recebe Charles Monteiro, historiador e professor da PUCRS, que conta em detalhes a evolução do local.
#02 — A enchente que mudou Porto Alegre
Em 1941, as águas do Guaíba e do Delta do Jacuí tomaram ruas, casas e fábricas de Porto Alegre, invadindo áreas ocupadas por 25% dos moradores. Neste segundo episódio, o jornalista e escritor Rafael Guimaraens, autor do livro "A enchente de 41", nos ajuda a entender o impacto e as consequências do trauma que vive até hoje no imaginário da cidade.
#01 — Como nasceu Porto Alegre?
Quais foram os primeiros moradores da cidade? Essa e outras perguntas são respondidas no primeiro episódio da temporada. O historiador Gunter Axt fala sobre a chegada dos casais açorianos, a polêmica sobre a data do aniversário e os vários nomes que a capital dos gaúchos já teve.
O podcast pode ser acessado pelo site e pelo aplicativo de GZH, além das plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e SoundCloud.
Ouça no SoundCloud:
Ouça no Apple Podcasts:
Ouça na Deezer: