Correção: o Uber Moto começou a funcionar no Brasil, na cidade de Aracaju (SE), em 2020, e não em 2000, como publicado entre 18h47min de 7 de fevereiro e 6h de 8 de fevereiro de 2022. O texto foi corrigido.
O serviço de aplicativo Uber tem uma nova modalidade de transporte para os usuários no Rio Grande do Sul desde esta segunda-feira (7). O Uber Moto começou a funcionar em três cidades gaúchas – Caxias do Sul, Pelotas e Rio Grande. Apesar de não ter uma previsão oficial, a novidade deve ser estendida para Porto Alegre em breve. As capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, também sem previsão de contar com o serviço, serão incluídas em breve nos planos da empresa.
— Temos uma lista de 38 cidades brasileiras que recebem a expansão a partir desta segunda-feira — revela a assessora de imprensa da Uber Fernanda Uehara.
Conforme a Uber, o valor da viagem do Uber Moto, que começou a funcionar no Brasil no ano 2020, em Aracaju (SE), será 25% mais barato do que o praticado pelo UberX, uma das modalidades do aplicativo de transporte.
Por sua vez, os motoqueiros que atuam no Uber Flash Moto – entrega de encomendas por motociclistas – e do Uber Eats – entrega de comida – também poderão optar por transportar clientes. Esses serviços já existem na Capital.
Em função da pandemia da covid-19, alguns cuidados serão necessários na hora de optar pelo Uber Moto, como o cliente usar álcool gel antes da viagem, levar o próprio capacete e usar máscara de proteção facial durante o trajeto.
— Se o usuário não tiver capacete, poderá solicitar ao motorista, que também terá disponível uma touca descartável de proteção — explica Fernanda.
O motociclista necessita ter a Carteira Nacional de Habilitação com observação de atividade remunerada (EAR) para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir na nova modalidade.
GZH entrou em contato com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e aguarda a posição do órgão sobre o anúncio da futura chegada do Uber Moto.