A votação para escolher a Marca de Porto Alegre vai até 31 de janeiro e pode ser acessada neste site. As três opções são os modelos Caminhos, Formas e Horizontes, que foram criados por um coletivo voluntário de designers a partir das percepções de mais de uma centena de pessoas de diferentes grupos da Capital.
O anúncio da marca escolhida vai ser realizado em 17 de fevereiro, no Farol Santander.
A criação das opções começou em 2018, após aprovação do projeto pelo Pacto Alegre, entidade criada com o objetivo de melhorar a imagem da cidade e autoestima dos cidadãos para atrair e promover investimentos, reter talentos por meio de diferentes ações e a promover em um mundo globalizado. A escolha da marca a partir da participação popular é um dos diferenciais.
— Fizemos questão de consultar a comunidade, desde o desenvolvimento até a escolha final das opções desenvolvidas. É a construção de uma marca de todos para todos, de uma forma democrática e representativa — explica Daniela Lompa Nunes, diretora da Purpous Marcas com Alma.
Cidades como Florianópolis (Ilha da Magia), Amsterdam (I Amsterdam) e Nova York (I Love NY) e países como Israel (Startup Nation) são referências no uso de marcas ou place branding, como é conhecido entre os profissionais da área de design. O objetivo é fazer o mesmo para Porto Alegre.