O primeiro mês de 2022 será marcado por uma agenda cultural que convida à reflexão e debate sobre a visibilidade trans em Porto Alegre. O Janeiro Lilás - união do azul e do rosa, cores da bandeira do orgulho trans - mobilizará sete instituições da Capital em eventos presenciais e híbridos entre os próximos dias 15 e 30.
Desde a 1º noite do ano, a lateral do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) é iluminada em alusão ao movimento. A ação é organizada pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) e Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS). O período foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, no próximo 29 de janeiro.
“O que se pretende é possibilitar espaços de diálogo, reflexão e sensibilização permanente sobre o ser humano e os rótulos carregados de estigmas e preconceitos em nossa sociedade, atribuindo cidadania à população prejudicada”, destaca a secretária adjunta da Sedac, Gabriella Meindrad, através da comunicação da pasta.
Segundo o Dossiê dos Assassinatos e da Violência Contra Pessoas Trans Brasileiras 2020, entregue em fevereiro de 2021 pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) ao Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o país que mais mata pessoas transexuais no mundo, com 175 assassinatos no ano analisado.
Os eventos são gratuitos. Apenas os realizados na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ) requerem inscrição prévia. Confira a seguir a programação, separada por instituição realizadora, com datas e modalidade (presencial ou virtual).
Programação do Janeiro Lilás
Museu Julio de Castilhos
- 15, 22 e 29/1 | Falas da Diversidade - On-line: Instagram e Facebook
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom)
- 17 a 22/1 | Curta-metragem 'Nêga Lû'
- 24 a 29/1 | Filme 'Questão de Gênero'
- 29 de janeiro | #Drops CineClube MuseCom - On-line: YouTube do Musecom
Cinemateca Paulo Amorim - Casa de Cultura Mario Quintana
- 25 a 30/1 | Mostra de filmes
Teatro de Arena
- 25/1 | “Projeto: Translúcidas – Narrativas Reais e Visíveis”, com curadoria artística de Ajeff Ghenes
- Durante o mês de janeiro, o Arena também contará com conteúdos da temática nas redes sociais (Facebook e Instagram).
Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
- De 26 e 28/1 | Programa de fomento ao mercado editorial trans
- A programação inclui o lançamento de um livro de um autor ou autora transexual (26/1), um sarau poético (27), e mais uma palestra sobre (in)visibilidade trans (28), sempre às 18h. Necessita inscrição prévia, com divulgação em breve.
- 29/1 | Sessão comentada de “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans”