Os primeiros ônibus de Porto Alegre deverão circular sem a presença de cobradores a partir da próxima terça-feira (1º). As empresas responsáveis pelo transporte público já enviaram pedido de autorização à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para começar a operar apenas com o motorista. O documento está previsto no decreto publicado pela prefeitura de Porto Alegre nesta quinta-feira (27).
Caso haja a autorização da EPTC, serão ao menos 14 linhas de seis empresas concessionárias que circularão apenas com a presença do motorista (veja lista abaixo). Elas foram escolhidas por apresentar uma menor circulação de passageiros, o que facilitaria a operação. Por isso, a ideia é que essas primeiras frotas circulem sem restrição de horário nessas condições. Até o momento, a Carris não informou quais serão as primeiras linhas a aderir ao cronograma e se a retirada começará na mesma data.
Em um primeiro momento, os passageiros que pagam a passagem com dinheiro irão fazer a entrega diretamente ao condutor que, por sua vez, irá acionar um botão liberando a entrada. No entanto, conforme o engenheiro da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) Antônio Augusto Lovatto, esse sistema funcionará de forma provisória.
— Em até 60 dias pretendemos desenvolver um sistema de validação por QR Code, em que os passageiros poderão apontar a tela do celular no mesmo leitor que é utilizado para o cartão TRI — explica.
A lei prevê o fim da função de forma gradual pelos próximos quatro anos. Estima-se que até 2026 a medida gere um impacto de R$ 0,90 no valor da tarifa.
Veja quais as primeiras linhas a circular sem cobrador
Viva Sul
188 – Assunção
189 – Padre Reus / Liberal
251 – Alpes
2633 – João Pessoa / Orfanotrófio (Octávio de Souza)
Mob
705.2 - Navegantes
Sopal
SD73- Fernando Ferrari/ Anchieta
SD72- Santa Rosa/ Anchieta
Nortran
620- Iguatemi Vila Jardim
654- Educandário
Consórcio Mais
345 - Santa Catarina
3762 - Herdeiros
A360 - Alim. Ipê
Via Leste
255 - Caldre Fião
473 - Jd Carvalho/Salso