Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) começaram, nesta segunda-feira (10), um mutirão de limpeza nas áreas do entorno da antiga ponte do Guaíba. No local, ao menos 10 casos de veículos apedrejados já foram registrados – em junho do ano passado, a passageira de um carro foi atingida por um paralelepípedo e morreu no dia seguinte.
A ação visa atender a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que orientou aos órgãos responsáveis pela área para que tomassem providências na tentativa de coibir esse tipo de ação criminosa. Além da prefeitura, CCR Via Sul, concessionária que administra a rodovia, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) devem reforçar ações no trecho para garantir a segurança dos motoristas.
O último episódio envolvendo arremesso de pedras em carros que passavam pela freeway ocorreu na quarta-feira passada (5), quando seis veículos foram atingidos. Segundo a prefeitura, o mutirão de hoje já estava programado, mesmo antes das últimas ocorrências.
— Esta é uma limpeza profunda de varrição, capina, roçada e recolhimento de pedras, entulhos e de tudo aquilo que possa causar riscos a quem passa por esta área. Nosso trabalho é diminuir as possibilidades dos infratores causarem danos materiais e físicos à população — explicou Marcos Felipi Garcia, titular da SMSUrb.
Garcia afirma que a prefeitura faz limpeza periódica no local, mas essa ação, especificamente, atende ao pedido do MPF. O mutirão contará com o trabalho de 20 pessoas, além de um caminhão, roçadeiras e uma retroescavadeira. O serviço começou às 8h de segunda-feira e deverá terminar ao longo da semana.