Os proprietários de imóveis em Porto Alegre têm até esta terça-feira (4) para garantir os 8% de desconto do pagamento integral do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2022. O prazo não será prorrogado.
Até o momento, 59 mil guias já foram pagas, totalizando R$ 210 milhões. A projeção da Secretaria Municipal da Fazenda é atingir R$ 560 milhões. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, 701 mil guias foram enviadas pelos Correios, mas alguns moradores são isentos:
— Nós temos aproximadamente 800 mil imóveis, mas muitos deles não pagam IPTU todos os anos porque são valores muito baixos, são acumulados, e há também os casos de isenção.
O IPTU para 2022 sofreu reajuste de 10,67%, referente à inflação.
A novidade em 2022 é que mesmo os contribuintes que não têm todo o valor do imposto podem usar o cartão de crédito e também aproveitar o desconto de 8%. O percentual será mantido mesmo que seja pago no crédito parcelado, pois conta como se o pagamento fosse feito à vista.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, a partir de 8 de março, não receberão o desconto, mas as parcelas serão fixas e sem juros. As guias de pagamento podem ser acessadas através deste site.