Nesta semana que antecede o Natal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) intensificou as ações de fiscalização em ônibus que partem de Porto Alegre em direção a outros municípios e Estados.
Na noite de quarta-feira (22), os fiscais do órgão identificaram uma empresa de transporte que estaria operando com bilhetes falsificados na Capital. A operação, que ocorre nas imediações da rodoviária, contou com apoio da Brigada Militar.
Nesta quinta-feira (23), as fiscalizações iniciaram às 14h e seguem durante a noite, sem horário para terminar. A coordenadora de fiscalização da ANTT, Susi Ane Soares, diz que neste segundo dia de operação já foram identificadas mais irregularidades:
— Encontramos veículos que supostamente fazem linhas em locais inadequados. Localizamos passagens que não se confirmaram como legitimadas, pois apresentaram documentos com irregularidades, além de bilhetes eletrônicos com QR code que não se confirmaram. Fizemos uma primeira ação, com levantamentos e averiguações e agora vamos fazer ações mais focadas.
Uma empresa que opera de forma regulamentada na Capital formalizou uma denúncia junto à ANTT questionando a atuação de transportadoras de passageiros que operam por meio de aplicativo. Conforme a denúncia, empresas estariam comercializando passagens com numeração adulterada, sem a cobrança de encargos ao Estado, o que possibilita a venda por preços mais baixos. A ANTT não divulgou os nomes das envolvidas.