O Serviço Social do Comércio (Sesc), na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, disponibilizou cerca de 350 vagas gratuitas para projetos esportivos. Meninos e meninas, de seis a 17 anos, que possuem renda familiar de até três salários mínimos, podem se candidatar. Por lá, são oferecidas aulas de futebol society, futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, atletismo e judô, com encontros duas vezes por semana no contraturno escolar — ainda será incluído natação no início do próximo ano. Cada jovem pode se inscrever em até duas modalidades.
A iniciativa da Unidade respeita o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), destinado às pessoas de baixa renda, prioritariamente, aos comerciários (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes), além de alunos matriculados na educação pública.
Atualmente, o local atende cerca de 200 alunos e, de acordo com Luis Alexandre Grings, subgerente de Hotel na unidade, podem ser atendidas até 600 pessoas. Em cada modalidade, 80% a 90% das vagas são destinadas para jovens originários de famílias que atendem os requisitos do PCG.
Equipes
O projeto esportivo tem como intuito preencher o tempo ocioso das crianças e adolescentes, mas também visa proporcionar uma atividade física de qualidade, pensando no desenvolvimento dos jovens.
— Queremos formar equipes dentro das modalidades para voltar a disputar competições — afirma Luis Alexandre.
Crianças cuja a família tenha renda superior a três salários mínimos também podem se inscrever. No entanto, será cobrada uma mensalidade de R$40, se trabalhar no comércio, e R$50 se for público em geral. As categorias são divididas por idade, normalmente, separadas de dois em dois anos, mas cada esporte possui sua especificação. O jovem que se inscrever, começa imediatamente.
As inscrições
Para se inscrever, é necessário ir até a sede do Sesc (Avenida Protásio Alves, 6.220, bairro Petrópolis, Porto Alegre). As crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou por seus responsáveis legais, munidos dos seguintes documentos:
- Comprovante Escolar de Matrícula;
- RG, CPF ou Certidão de Nascimento, dos pais e do jovem;
- Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho (caso trabalhe no comércio).
- Se o indivíduo já possui cadastro com o Sesc, deve apresentar sua carteirinha, caso contrário, o cadastro pode ser realizado na hora da inscrição;
- Para aqueles cujo a renda familiar é inferior a três salários mínimos, serão fornecidos para preencher: Declaração de localidade, Ficha cadastral e Ficha Socioeconômica;
- Mais informações pelo telefone (51) 3382-8800.
Produção: Leonardo Bender