Trazendo um estação de reciclagem geodésica à Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, teve início na manhã deste sábado (27) a primeira edição do Braskem Recicla em Porto Alegre. Até o dia 12 de dezembro, a iniciativa será promovida diariamente das 9h até as 21h.
Na estação de reciclagem, a população poderá levar seus resíduos — plásticos, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos e eletrodomésticos, metais, vidro. Contudo, esses materiais devem estar higienizados, sem sobras de comida ou líquidos.
A iniciativa da Braskem, que ocorre em parceria com a startup baiana Solos, também realizará coleta itinerante nos estabelecimentos da orla do Guaíba. Na estação, também estarão sendo divulgadas informações sobre educação ambiental, consumo de embalagens e o ciclo do plástico. Para as crianças, haverá um jogos educativo.
Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, afirma que a empresa tem também como objetivo transformar um pouco a consciência da sociedade, visto que as pessoas poderiam contribuir mais com o meio ambiente.
— O nosso papel enquanto cidadão é separar e encaminhar corretamente os resíduos — diz Fleischer. — A gente fica triste ao ver nas segundas-feiras aqueles lixos jogados na Orla. As pessoas que vêm aproveitar o local, muitas vezes, esquecem os seus resíduos, seja eles quais forem. Acho que está faltando essa ligação, conscientizar as pessoas que nós temos um papel. A ideia do Braskem Recicla é também conscientizar as pessoas de encaminhar os nossos resíduos de forma correta. Isso gera trabalho e renda para as pessoas das cooperativas.
Braskem Recicla conta com apoio do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana. A iniciativa também deflagra o movimento "Orla Limpa", cujo objetivo é intensificar os cuidados com o ambiente que está em fase de revitalização.
No ato simbólico de lançamento do projeto estava presente o secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm. Ele destacou que o futuro da Capital está vinculado ao cuidado dos resíduos.
— Em Porto Alegre, 8% das emissões dos gases no efeito estufa são dos resíduos. Que bom que temos empresas em Porto Alegre que são parte de processo e "startam" essa campanha de conscientização na Orla, que é o cartão postal da cidade — destacou o secretário.
A meta do Braskem Recicla é coletar 12 toneladas de resíduos e gerar, com a venda do material, R$ 20 mil em renda para a Associação de Catadores e Recicladores da Vila Chocolatão, localizada na Zona Norte.
— (O projeto) Vai aumentar a nossa produção porque todos os resíduos sólidos serão destinado à associação. Lá tem 29 famílias, que estamos aqui representando. Separando o lixo, a cidade, consequentemente, vai ficar mais limpa — pontua a recicladora Eduarda Sant'Anna, que atua na coordenação da unidade de triagem do Chocolatão.