Centenas de fiéis compareceram às missas em homenagem à Nossa Senhora Aparecida ao longo desta terça-feira (12) no santuário da padroeira do Brasil, no bairro Ipanema, na zona sul de Porto Alegre.
A celebração conta com seis missas, das 7h às 19h. O protocolo estadual para prevenção à covid-19 permite que até 200 pessoas possam frequentar templos religiosos ao mesmo tempo. Medida mais flexível do que a estabelecida no ano passado, que previa menos de 70 fiéis. Na chamada missa do bispo, às 9h, o número de devotos chegou a exceder a quantidade permitida. Dezenas de pessoas tiveram de ficar do lado de fora aguardando pela próxima missa.
Grandes filas se formaram na entrada para o recebimento da bênção do padre César Leandro Padilha, pároco do santuário.
— É muito bom ver os fiéis de volta depois de tanto tempo. O povo está sedento por isso. E tem buscado a palavra de Deus para que acabe logo a pandemia — conta o padre.
A celebração à Nossa Senhora Aparecida deste ano serviu como uma forma de louvar a esperança, principalmente para fiéis que foram diretamente afetados pela pandemia. A enfermeira e servidora pública Claudia Delfino esteve na linha de frente da doença. Ela veio ao santuário para pedir união entre as pessoas.
— A fé move montanhas e com amor estamos conseguindo vencer tudo isso. Peço muita saúde com a bênção da Nossa Senhora Aparecida — comenta Claudia.
Apesar de uma celebração mais flexível do que a de 2020, algumas mudanças tiveram de ser feitas para respeitar as normas de segurança. A tradicional entrega de flores costumava ser feita dentro da paróquia. Desta vez, os devotos tiveram de prestar homenagens do lado de fora, separados da imagem da padroeira por uma grade.
O almoço e o chá da tarde realizados durante a celebração funcionaram por drive-thru e pegue e leve. Além disso, das procissões que costumam ser feitas, apenas uma foi mantida: a chamada "procissão iluminada", que ocorre durante a noite, após a última missa. As outras duas, que ocorreriam durante a manhã e a tarde, respectivamente, foram canceladas por serem caminhadas mais longas, provocando maiores aglomerações.