Realizada pela prefeitura de Porto Alegre, a sessão de tomada de preços para a pintura do Mercado Público não teve interessados na quarta-feira (8). O município deve rever o valor estimado para o contrato, segundo o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, para relançar o edital até o mês de outubro.
— A gente tem pressa, quer acelerar esse processo e começar logo a operação para que o Mercado fique embelezado para os 250 anos de Porto Alegre, no mês de março — destaca Barbosa.
A empresa deverá realizar o preparo das paredes e a pintura das fachadas externas, respeitando os projetos e memoriais descritivos. O secretário explica que a determinação do valor, de R$ 573 mil, foi feita a partir da análise de uma planilha oficial da Caixa Econômica Federal, que estabelece custos e índices da construção civil. Ele acredita que o processo acabou deserto por uma questão regional.
— Como usamos uma planilha nacional, pode ocorrer uma variação de preço. Provavelmente, esse valor pode ser atrativo em outro Estado, mas aqui não foi. Agora vamos ouvir o mercado e conversar com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), eles já têm alguma experiência e podem nos ajudar na formação do preço mínimo — esclarece.
Por nota, a Associação do Comércio do Mercado Público Central acrescenta: "Como para este serviço é necessário que a empresa interessada tenha muitas certificações, não são todas que se enquadram no solicitado, o que pode ter motivado a falta de interesse no processo".
As tintas serão doadas pela Suvinil, que já realizou as análises necessárias para quantificar e testou as tonalidades a serem utilizadas — a cor original será mantida.