Uma ação integrada entre as autoridades de segurança e Prefeitura desfez aglomerações em diversos pontos de Porto Alegre na madrugada deste sábado (4). As ocorrências foram registradas no bairro Moinhos de Vento e Cidade Baixa, em pontos tradicionalmente frequentados na Capital.
Segundo a Guarda Municipal, cerca de 500 pessoas foram dispersadas na esquina das ruas Padre Chagas e Luciana de Abreu, no bairro Moinhos de Vento. Por volta das 3h, na mesma região, outro grupo de 350 pessoas precisou ser abordado na Rua 24 de Outubro, em frente ao McDonald's, após denúncias de som alto.
Segundo o supervisor da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal na noite deste sábado, Marcos Lucas, foi constatado que o motivo da aglomeração era um indivíduo com caixa de som ligada em alto volume. Solicitado a desligá-la, ele não acatou e tentou fugir. O homem foi conduzido para a 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA), onde foi feito boletim de ocorrência por perturbação do sossego e desobediência.
Já nas ruas da República, Lima e Silva, João Alfredo e José do Patrocínio, na Cidade Baixa, o total de pessoas chegou a 800. Ainda durante a madrugada, no Centro Histórico, um bar foi autuado por deixar mesas no passeio e via pública na Rua General Auto.
O trabalho pela manutenção dos protocolos da covid-19 foi realizado em conjunto por Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Turismo (SMDET) e Brigada Militar (BM). Denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 156.