Um imponente castelo inspirado nas edificações italianas da Idade Média em plena zona norte de Porto Alegre está com a ponte levadiça estendida não apenas aos amantes da Capital, mas a potenciais compradores.
Trata-se do Motel Medieval, um dos mais antigos da Capital, inaugurado em 1990 na Rua Dona Alzira. O motivo da venda, segundo um dos sócios, Eduardo Santos, é a aposentadoria de dois dos três sócios do empreendimento. Santos também é sócio do Sherwood, no Jardim Botânico, cuja venda não está nos planos, no momento.
— Nós tínhamos uma sociedade em que eu tomava mais conta do Sherwood e meus sócios, do outro. Eles tentaram me convencer a abraçar a administração do Medieval, mas não tenho interesse. Assim como eles, também já passei dos 70 anos. Gosto de trabalhar, mas nem tanto — afirma o empresário.
Santos tem 75 anos, enquanto os demais sócios estão com 78 e 72 anos. A venda já estava no horizonte, mas era sempre adiada pelo bom movimento, dado que o motel é referência na Zona Norte. A decisão foi acelerada com a pandemia da covid-19, que afetou o fluxo de caixa. O movimento ainda não voltou a 100% do anterior à pandemia, mas vem aumentando e, segundo o empresário, já está em um patamar atraente para investidores.
O imóvel na Zona Norte tem mais de 3 mil metros quadrados e 36 apartamentos, além de lavanderia e copa. De acordo com Santos, o preço – na casa dos R$ 4 milhões, segundo o empresário – é uma barbada em relação ao potencial do imóvel.
Rafael Thomaz Amaral, corretor responsável pela venda, vislumbra que o imóvel possa atrair interessados em explorar os quartos como estabelecimentos voltados a hospedagem por aplicativos, dada a proximidade de hospitais, como o Conceição e o Cristo Redentor, e centros de convenções, como a Fiergs. Já Santos torce para que o motel mantenha a sua vocação:
— Ele até poderia se transformar em uma pousada, ou algo assim, pelo atrativo do castelo. Mas acho que, como comprador, o melhor negócio é explorar como motel mesmo. Toda a estrutura está mantida, só cancelamos os serviços que operavam conosco em comodato. É o único investimento a ser feito, além de uma e outra modernização nas acomodações.
Enquanto o Medieval é negociado, Santos investe no Sherwood. O motel recentemente equipou todos os quartos com sonorização bluetooth e a maioria deles com smart TVs.
— Não que eu queira que o pessoal venha assistir Netflix, mas, se quiser, vai ter — brinca o empresário.