Correção: bombas de gás foram utilizadas pela Guarda Municipal, e não pela Brigada Militar como publicado entre 23h53min de domingo (29) e 6h desta segunda-feira (30). O texto já foi corrigido.
Uma ação integrada envolvendo a Brigada Militar e a Guarda Municipal dispersou, na noite deste domingo (29), cerca de 5 mil pessoas que permaneciam aglomeradas na orla do Guaíba e na Praça Júlio Mesquita.
Conforme a Guarda Municipal, foi necessário o uso de bombas de gás após o arremesso de garrafas e de outros objetos contra os policiais.
Na ação, não houve registro de feridos e também ninguém chegou a ser detido. De acordo com testemunhas, a maioria das pessoas presentes no local não utilizava máscara.
Ainda neste final de semana, uma outra ação integrada das forças policiais dispersou cerca 1,6 mil pessoas em diferentes pontos de Porto Alegre.
Nesta segunda-feira, a Orla amanheceu, mais uma vez, com grande quantidade de lixo espalhado. Antes mesmo das 7h já havia uma equipe realizando a limpeza do local.