A neblina que tomou conta de Porto Alegre desde as primeiras horas da manhã causou o fechamento do Aeroporto Salgado Filho nesta segunda-feira (5). Desde as 5h30min, ao menos 12 partidas atrasaram. Muitos voos foram remarcados para o turno da tarde, normalizando a situação. O aeroporto permaneceu fechado para decolagens e pousos por aproximadamente cinco horas.
No saguão do terminal, centenas de passageiros aguardavam a liberação das decolagens. Grandes filas se formaram em frente aos guichês das companhias.
Por volta das 11h, os primeiros aviões começaram a decolar: dois voos da Azul partiram em direção a São Paulo e a Belo Horizonte. A liberação para pousos ocorreu minutos depois.
O Salgado Filho está sem o equipamento antineblina ILS CAT II desde o final de 2019. O equipamento foi desligado em razão das obras de ampliação da pista, fazendo com que o terminal voltasse a operar no sistema antigo: o ILS CAT I.
Este equipamento fica instalado bem no local onde as obras precisam ocorrer, motivo pelo qual o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foi informado das alterações. Esse problema não foi sentido no ano passado por conta das restrições causadas pela pandemia que diminuíram expressivamente a quantidade de voos.
Agora, com 60% das operações retornando ao terminal, e com a volta da cerração nesta temporada de inverno, o adiamento de voos aumentou.
Segundo a Fraport, o ILS CAT II voltará a ser instalado quando a ampliação da pista for concluída. Desde o fim de abril, as obras estão paradas. A administradora do aeroporto espera a liberação da última família, que ainda reside na Vila Nazaré, para retomar os serviços.
A Fraport, concessionária responsável pelo terminal, afirmou que cada passageiro deve entrar em contato com as companhias aéreas para verificar remarcações.