O frio chegou de vez ao Estado nesta semana, algumas cidades inclusive registraram temperaturas negativas. Por isso, as pessoas em situação de rua acabam sofrendo mais ainda ao enfrentar o tempo desabrigadas. Para tentar sanar o problema, a prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, anunciou nesta terça-feira (29) que preparou uma ação para atender esta população.
O município vai acolher os moradores e seus animais de estimação no ginásio do Centro Olímpico Municipal, na Avenida Araguaia, bairro Igara — a partir das 18h. Equipes estarão fazendo rondas na cidade para transportar as pessoas até o local. De acordo com a prefeitura, a ação será mantida enquanto for necessário.
Durante o dia, doações de alimentos, roupas e cobertores estão sendo recolhidas na prefeitura e no Centro Olímpico. Quem identificar ou conhecer alguma pessoa em situação de rua pode avisar os locais onde eles estão para serem encaminhados até o abrigo por meio do telefone: (51) 99129-6347.
Além de receber uma refeição, os moradores que se abrigarem no local também serão testados para covid-19.
Confira a organização de demais prefeituras da Região Metropolitana:
Em Alvorada, a orientação é que as pessoas procurem a Casa de Acolhimento, na Rua Icaraí, 352, bairro Sumaré. O horário de atendimento é das 19h às 7h. Além disso, serão entregues cobertores, no início da noite desta terça, para as pessoas que não forem passar a noite na casa de acolhimento do município. As equipes vão passar pelos principais pontos de movimento da Avenida Presidente Getúlio Vargas para fazer a entrega. Quem quiser contribuir com a doação de peças de roupa pode doar no Espaço Compartilhe.
O município de Sapucaia do Sul disponibiliza acolhimento na República Esperançar — Família Atos, na Rua Walter Neves, 38, bairro Cohab — a partir das 19h. O local oferece janta e café da manhã, além de atendimento com psicólogo. Doações de agasalhos e insumos essenciais para ajudar a população de rua podem ser entregues durante o dia no local.
As pessoas em situação de rua em Cachoeirinha devem procurar o Albergue Municipal, na Rua Missões, 760, Vila Vista Alegre. O horário de atendimento é das 19h às 7h. Agasalhos e alimentos são recolhidos permanentemente por meio do Recanto Solidário, localizado no pátio da prefeitura.
Já em Esteio, uma abordagem será feita para encaminhar as pessoas que estiverem em situação de rua para o abrigo montado na República Juntos Esteio. A ação ocorre às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 21h. Só pode ter acesso ao local quem for cadastrado previamente nesta abordagem.
Em São Leopoldo, o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) está realizando abordagens nesta terça, orientando as pessoas em situação de rua a acessarem o Centro de Referência Especializado para a População Adulta de Rua (Crepar). O local funciona na Avenida Caxias do Sul, 195, Rio dos Sinos — das 19h às 7h. Durante o dia, as pessoas podem procurar o mesmo local para ter acesso a higiene, café da manhã e almoço, das 7h às 19h. A prefeitura também está recebendo a doação de roupas de inverno, calçados, cobertores e roupas de cama em 34 pontos de coleta espalhados pelo município.
O município de Novo Hamburgo oferece dois espaços para pessoas em situação de rua. Um deles fica junto ao antigo Hotel Fenac, na Rua Araxá, 755, no bairro Ideal. O segundo local não é de livre demanda e depende da avaliação da equipe da prefeitura na hora da abordagem. A entrada em ambos é às 19h, com saída às 7h. Janta e banho são oferecidos. Também há a opção do abrigo emergencial com permanência no local por 24 horas.
* Colaborou: Rochane Carvalho