Na manhã desta quinta-feira (4), uma ação da prefeitura de Porto Alegre removeu as estruturas que eram utilizadas como moradia por pessoas em situação de rua que estavam instaladas na Rótula do Papa, entre os bairros Azenha e Menino Deus.
Por volta das 9h, dois caminhões do DMLU se posicionaram próximo ao local. Funcionários recolhiam objetos primeiro em uma praça junto da José de Alencar. Um dos moradores reclamava.
— Os moradores da vizinhança denunciaram. Mas nunca vieram nos dar uma força.
Pedaços de madeira, colchões e pequenos móveis foram colocados na caçamba e destruídos no caminhão de lixo.
Agentes da Guarda Municipal monitoravam a ação, mas não houve nenhum incidente. Casas foram retiradas no canteiro junto da Azenha e no decorrer da Avenida Erico Verissimo.
Uma equipe de assistência social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estava acompanhando o grupo que residia no local. De acordo com a Fasc, em ação preventiva em 30 de abril, a equipe esteve no local e identificou cinco pessoas adultas – duas formavam um casal.
Os assistentes sociais ofereceram espaços de proteção dentro do rol de serviços da Fasc, hospedagem em hotelaria e avaliação para ingresso em auxílio-moradia. De acordo com a equipe, o uso intenso de substâncias psicoativas e a farta oferta de doações no local faz com que neguem as opções oferecidas pela equipe.
Como houve a negativa, os assistentes sociais informaram que haveria um ato de limpeza no local, que foi efetuado nesta terça-feira (4). A Fasc pôs à disposição das pessoas os endereços dos serviços da região do centro: Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros Atendimento para População de Rua para que possam buscar atendimento de acordo com suas necessidades.