Em mais uma ação da Guarda Municipal de Porto Alegre para garantir o distanciamento social, foram realizadas dispersões de pessoas entre a noite de terça-feira (20) e a madrugada desta quarta (21), feriado de Tiradantes. As ações ocorreram em áreas públicas e abertas nas zonas Sul e Norte. Além disso, dois estabelecimentos comerciais foram autuados e interditados porque estavam abertos e com público.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, os agentes dispersaram pessoas nas Ruas Fernando Machado, no Centro, e Padre Chagas, no Moinhos de Ventos, na Avenida Nova York, no bairro Auxiliadora, na orla do Guaíba, em Ipanema, e na área central, além da chamada Praia do Cachimbo, no bairro Tristeza.
Segundo ele, não foi possível precisar o número de pessoas porque a maioria fugiu do local no momento da abordagem. Nascimento diz que o objetivo era mesmo dispersar os grupos.
Além dos locais abertos e públicos, dois estabelecimentos comerciais foram autuados e interditados pela Guarda Municipal. Um deles, na Avenida Pernambuco, bairro Navegantes, estava com 20 pessoas. O outro também estava aberto e com pessoas, mas poucas — mesmo assim desrespeitando o distanciamento social — na Rua Rodolfo Ahrons, bairro Partenon.