Começa neste sábado (20) uma série de atrações virtuais para celebrar a semana de Porto Alegre, que no próximo dia 26 completa 249 anos. As comemorações serão abertas com a disponibilização de conteúdos digitais do acervo da Cinemateca Capitólio, o que será feito no canal do YouTube da instituição. Haverá ainda uma oficina de transposição da percussão dos ritmos de samba, songo e chacarera para a bateria moderna, uma oficina de cinco marias e o projeto “Tem arte no Meio do Caminho?”, da Pinacoteca Rubem Berta.
Conforme a prefeitura da Capital, a Secretaria da Cultura convidou grupos artísticos e mobilizou as ferramentas disponíveis para possibilitar a comemoração:
"Ainda que estejamos com saudade de andar nas ruas e encontrar amigos queridos, o momento nos pede responsabilidade. Faremos esses encontros virtuais para não deixar o aniversário de Porto Alegre passar em branco e valorizar a comunidade”, explica em nota o secretário Gunter Axt.
Grupos e instituições culturais que foram contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc foram convidados a promover ações virtuais como contrapartida ao benefício. Entre as atrações, estão a divulgação de curtas-metragens, oficinas e lives.
A programação de aniversário de Porto Alegre envolve, além da Cultura, as outras secretarias e autarquias do município, que também preparam atividades e anúncios para celebrar a data.
Medalha da Cidade
A Medalha Cidade de Porto Alegre terá uma cerimônia de anúncio dos agraciados no dia 26 de março de forma também virtual, e a entrega ocorrerá quando houver condições sanitárias para isso.
Instituída por decreto em 1977, o prêmio já foi entregue mais de 600 personalidades. Neste ano serão 26 indicados. São pessoas que simbolizam a maioria dos movimentos que transformam a cidade por feitos que elas ou suas instituições representam.