Um grupo de cerca de 400 motoristas de aplicativos realizou uma carreata pelas ruas de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (23). Eles reclamam do baixo valor das tarifas e pedem o fim de promoções por parte das empresas..
O motorista Fábio Vieira Lima, 38 anos, diz que, em 2015, recebia R$ 1,25 pelo quilômetro rodado e atualmente estaria recebendo R$ 0,90:
— A defasagem de valor é muito grande. Tem colega pagando para trabalhar.
Joezer Cortez, 35 anos, reclama também de promoções que diminuem ainda mais os ganhos:
— A gente quer que o Ministério Público interceda e acabe com essas reduções.
A Uber diz oferece alternativas para redução de custos, como planos de celular e para abastecimento de combustíveis, que os motoristas escolhem se querem aceitar viagens promocionais em horários de menor movimento e que os descontos impactam a empresa, e não os condutores (leia nota abaixo).
Os veículos saíram de vários pontos da Capital ainda antes das 9h. Com buzinaço e mensagens nas latarias, a carreata percorreu as vias Baltazar de Oliveira Garcia, Assis Brasil, Ipiranga e Terceira Perimetral. A ideia inicial era reunir o grupo no estacionamento do estádio Beira-Rio mas com as novas restrições para prevenção ao coronavírus, o local não teria sido liberado.
Os motoristas seguiram até a sede da Uber em Porto Alegre, no bairro Petrópolis. Foram recebidos por representantes que alegaram que a decisão sobre reajuste de tarifas é do escritório nacional.
De lá, os condutores se dirigiram à sede do Ministério Público, na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. Os veículos foram colocados em um largo na Avenida Augusto de Carvalho, próximo da Rótula das Cuias. Até o meio-dia, um grupo aguardava ser recebido.
GZH aguarda o posicionamento das outras empresas de aplicativo.
Veja a íntegra da resposta da Uber
"Redução de custos
A Uber quer reduzir os custos de quem realiza viagens de carro e entregas usando a nossa plataforma. Com os recém-lançados Uber Conta e o Uber Chip (plano de celular pré-pago), por exemplo, os parceiros conseguem economizar mais do que em qualquer outra plataforma. Uma vez implementados, os dois terão impacto positivo direto nas finanças das mais de 1 milhão de pessoas que usam a Uber para ganhar dinheiro.
Com relação a combustíveis, há quase dois anos lançamos o Uber Pro (programa de vantagens para parceiros) incluindo uma parceria com a rede Ipiranga para dar cashback de 4% em gastos com combustíveis pelo app Abastece Aí.
Pagando com o app Abastece Aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, pra isso, precise gastar pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto, o parceiro ainda acumula mais e mais pontos que pode usar, por exemplo, em trocas de óleo.
Além dessas vantagens, o Uber Pro ainda dá acesso ao motorista ou entregador parceiro da Uber a descontos em exames e consultas na rede particular (em parceria com a Vale Saúde Sempre), cursos online de inglês de graça (em parceria com o app Rosetta Stone) e descontos em cursos online de graduação (em parceria com o Grupo Kroton).
Uber Promo
O Uber Promo é uma categoria que foi criada durante a pandemia da covid-19 para gerar mais viagens para os parceiros em horários de baixo movimento. Portanto, o Uber Promo só aparece em alguns horários, oferecendo viagens a valores menores do que os do Uber X.
O motorista parceiro da Uber é totalmente livre para decidir se aceita ou não uma viagem e, da mesma forma, ele é totalmente livre pra decidir se quer receber solicitações de viagens com o Uber Promo ou não. No app Uber Driver, ele pode escolher com o toque de um botão quais são os produtos que quer atender.
Descontos em Uber X
Com relação a promoções em viagens de Uber X, é importante esclarecer que elas nunca impactam os ganhos dos motoristas parceiros. É a Uber quem arca com esses custos, por meio, principalmente, da redução da taxa de serviço."