Completando 29 dias fechadas nesta segunda-feira (4), as unidades de saúde Laranjeiras, no bairro Morro Santana, Jenor Jarros, bairro Rubem Berta, Vila Elizabeth, bairro Sarandi, e Pitinga, no bairro Restinga, receberão a visita do atual secretário municipal de saúde, Mauro Sparta. O novo responsável pela pasta fará uma nova vistoria nos locais na manhã desta terça-feira (5).
Os moradores das comunidades encontraram as portas dos postos de saúde cerradas no último dia 7 de dezembro, por determinação da Prefeitura. Sem aviso prévio, o atendimento foi realocado para outras unidades próximas, devido a diversos problemas estruturais, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.
Depois de reviravoltas na justiça, o Poder Executivo, ainda na gestão passada, teve que decidir pela reabertura. Porém, a falta de assinaturas em contratos que precisavam ser refeitos faz com que a população ainda se desloque para outros pontos. De acordo com a Secretaria, foi feita a visitação dos postos de saúde e verificada a situação de cada um.
No posto Laranjeiras foram identificados alagamentos frequentes, falta de estrutura para procedimentos sem possibilidade de reformas, somente um médico e horário limitado de funcionamento.
Já na unidade Jenor Jarros, conforme a prefeitura, a estrutura física estava precária, sem possibilidade de reformas, e as equipes tinham um único médico e horário de funcionamento limitado.
Na Pitinga, a prefeitura constatou que a estrutura física estava precária e por várias vezes o posto foi fechado por falta de água. Na unidade Vila Elizabeth não foram encontrados problemas estruturais, mas a mudança foi necessária para que o local abrigue uma nova equipe de saúde mental. Na unidade antiga, era somente um médico.
A gestão passada da prefeitura de Porto Alegre afirmava que, com a reformulação, os usuários terão mais médicos a disposição e melhor estrutura de atendimento.
As alterações
Laranjeiras
Transferido para a Unidade de Saúde Morro Santana, que conta com sete médicos, dois dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em saúde bucal, farmacêutico e auxiliar de farmácia, além de permanecer aberto até as 22h
Jenor Jarros
Transferido para a Unidade de Saúde Ramos, que, além do funcionamento até as 22h e ficar a 900 metros do antigo local, tem sete médicos, dois dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em saúde bucal, farmacêutico e auxiliar de farmácia
Pitinga
Transferido para a Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, também na Restinga. No novo local, aberto até as 20h, serão seis médicos, dois dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem e em saúde bucal, farmacêutico e auxiliar de farmácia durante todo o horário de funcionamento da unidade
Vila Elizabeth
Passou o seu atendimento para a Unidade Nova Brasília. O local fica aberto das 7h às 19h, e conta com cinco médicos, um dentista, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em saúde bucal, farmacêutico e auxiliar de farmácia.