A perspectiva da chegada de novas doses de vacina contra covid-19 para Porto Alegre já faz com que a Secretaria Municipal da Saúde projete o início da vacinação de idosos acima de 75. Até o momento, por falta de doses repassadas pelo governo federal, apenas os idosos em asilos estão sendo imunizados.
A perspectiva foi detalhada, nesta sexta-feira (22), pelo secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta. Segundo ele, as novas doses também devem ser destinadas a profissionais da saúde que não estão na linha de frente de atendimento à covid-19:
– Os trabalhadores de saúde, talvez com essa chegada de mais vacina, a gente faça mais uma rodada de mediação para eles, mais 10%, 15% ou 20%. Pessoas que muitas vezes não estão diretamente ligadas. Vou explicar: anestesistas. Podem entrar uma cirurgia e o paciente pode estar com covid-19. Vamos aumentar um pouquinho, se tiver vacina, e focalizar nos idosos acima de 75 anos – disse Sparta em entrevista ao programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha.
De acordo com o secretário, os idosos fora de asilos serão vacinados seguindo a ordem dos que têm mais idade até os que têm menos:
— Se nós tivermos mais vacinas, o critério que a gente pensou é a idade. É a população acima de 75 anos. Vai baixando: primeiro acima de 90, depois 85, a depender da quantidade (de vacinas).
A vacinação dos idosos em asilos começou na terça-feira (19) e, segundo Sparta, seguirá durante o final de semana.